Propaganda e arte no cinema de Sergei Eisenstein
Visualizar/abrir
Data
2006Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A fusão de propaganda e arte no cinema de Sergei Mikhailovich Eisenstein é analisada neste trabalho dentro do contexto histórico e cultural da União Soviética na primeira metade do século XX. Os conceitos teóricos desenvolvidos pelo cineasta russo são apresentados a partir de uma pesquisa bibliográfica, da mesma forma que se apresenta um panorama geral da situação política da época, desde a Vanguarda Russa revolu cionária até os tempos de censura do estalinismo. A análise do filme Ivan, o Terrí ...
A fusão de propaganda e arte no cinema de Sergei Mikhailovich Eisenstein é analisada neste trabalho dentro do contexto histórico e cultural da União Soviética na primeira metade do século XX. Os conceitos teóricos desenvolvidos pelo cineasta russo são apresentados a partir de uma pesquisa bibliográfica, da mesma forma que se apresenta um panorama geral da situação política da época, desde a Vanguarda Russa revolu cionária até os tempos de censura do estalinismo. A análise do filme Ivan, o Terrível permite uma melhor compreensão de como Eisenstein utilizava a sua arte para propa gar as suas idéias, mesmo em conjunturas adversas, no período estalinista, quando o Realismo Socialista virou a única doutrina artística aceita pelo regime. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1828)
Este item está licenciado na Creative Commons License