Tempo, espaço e memória na narrativa de “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças”
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2006Author
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Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho analisa o uso do tempo e do espaço na narrativa fragmentada do filme “Brilho eterno de uma mente sem lembranças”, do roteirista Charlie Kaufman e do diretor Michel Gondry. Para isso, trata da construção do modelo hegemônico de narrativa cinematográfica, para depois trazer exemplos de transgressões desse modelo através do uso do tempo e do espaço em quatro filmes: Cidadão Kane (1941), Morangos Silvestres (1957), O ano passado em Marienbad (1961), e Amnésia (2001). Por fim, an ...
O presente trabalho analisa o uso do tempo e do espaço na narrativa fragmentada do filme “Brilho eterno de uma mente sem lembranças”, do roteirista Charlie Kaufman e do diretor Michel Gondry. Para isso, trata da construção do modelo hegemônico de narrativa cinematográfica, para depois trazer exemplos de transgressões desse modelo através do uso do tempo e do espaço em quatro filmes: Cidadão Kane (1941), Morangos Silvestres (1957), O ano passado em Marienbad (1961), e Amnésia (2001). Por fim, analisa o uso do tempo e do espaço aliados à memória no filme “Brilho eterno de uma mente sem lembranças”. ...
Abstract
The present work analyzes the use of time and space in the fragment narrative of the movie “Eternal sunshine of the spotless mind”, from de screenwriter Charlie Kaufman and the director Michel Gondry. For that, it discuss the construction of the hegemony model of cinematographic narrative bringing examples of model`s transgressions through the use of time and space in four films: Citizen Kane (1941), Wild Strawberries (1957), Last Year in Marienbad (1961) and Amnesia (2001). Finally, it analyze ...
The present work analyzes the use of time and space in the fragment narrative of the movie “Eternal sunshine of the spotless mind”, from de screenwriter Charlie Kaufman and the director Michel Gondry. For that, it discuss the construction of the hegemony model of cinematographic narrative bringing examples of model`s transgressions through the use of time and space in four films: Citizen Kane (1941), Wild Strawberries (1957), Last Year in Marienbad (1961) and Amnesia (2001). Finally, it analyzes the use of time and space related to memory in the movie “Eternal sunshine of the spotless mind” ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
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