A representação do conhecimento na BNCC : uma análise sistêmico funcional
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Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A presente monografia busca compreender que tipo de conhecimento é trazido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas seções de Linguagens e suas Tecnologia e Língua Portuguesa, e como esse conhecimento é representado nas orientações das práticas de ensino. Para isso, usou-se do aparato teórico da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), fundamentada por Michael Halliday (2004), a partir do estrato léxico-gramatical. As metafunções, na LSF, são o sistema utilizado para identificar os tipos de ...
A presente monografia busca compreender que tipo de conhecimento é trazido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas seções de Linguagens e suas Tecnologia e Língua Portuguesa, e como esse conhecimento é representado nas orientações das práticas de ensino. Para isso, usou-se do aparato teórico da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), fundamentada por Michael Halliday (2004), a partir do estrato léxico-gramatical. As metafunções, na LSF, são o sistema utilizado para identificar os tipos de sentido construído no texto, assim, a Metafunção Ideacional foi a base, pois essa é utilizada para representar as experiências dos indivíduos por meio da linguagem. A transitividade é um sistema que descreve a oração, a qual é composta de processos, participantes e circunstâncias, ou seja, os elementos que, relacionados, produzem os significados na Metafunção Ideacional. Para o processo metodológico de análise, foi utilizada a plataforma AntConc - um software de análise de texto computacional - que permitiu a identificação das cinco palavras mais recorrentes no documento através da ferramenta WordList. Os movimentos seguintes utilizaram as ferramentas Collocates e KWIC para identificar os vocábulos mais relacionados a essas palavras e da ferramenta FileView para encontrar a colocação dessas escolhas linguísticas no texto da BNCC. Com o objetivo de mapear as marcas linguísticas na construção textual do documento e seus significados, foi possível inferir que o conhecimento representado na BNCC é de natureza ampla e pouco teórica explicitamente, deixando o discurso subjetivo e aberto à flexibilização. Levando em consideração o contexto social da Reforma do Ensino Médio em que o documento se insere, entendeu-se o sentido de um discurso generalizado, pois essa reforma se conecta aos interesses econômicos que preconizam a qualificação profissional, que busca justamente características de adaptabilidade nos indivíduos. Fato também apresentado na pedagogia das competências – terminologia utilizada na organização do documento. ...
Abstract
The present monograph seeks to understand what kind of knowledge is brought in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) into the sections Linguagens e suas Tecnologia and Língua Portuguesa and how this knowledge is represented in the guidelines of teaching practices. For this, the theoretical apparatus of Systemic-Functional Linguistics (SFL) was used, substantiated by Michael Halliday, from the lexical-grammatical stratum. Metafunctions, in SFL, are the system used to identify the types of me ...
The present monograph seeks to understand what kind of knowledge is brought in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) into the sections Linguagens e suas Tecnologia and Língua Portuguesa and how this knowledge is represented in the guidelines of teaching practices. For this, the theoretical apparatus of Systemic-Functional Linguistics (SFL) was used, substantiated by Michael Halliday, from the lexical-grammatical stratum. Metafunctions, in SFL, are the system used to identify the types of meaning constructed in the text, thus, the Ideational Metafunction was the basis, as it is used to represent the experiences of individuals through language. Transitivity is a system that describes the clause, which is composed of processes, participants and circumstances, that is, the elements that, when related, produce the meanings in the Ideational Metafunction. For the methodological process of analysis, the AntConc platform - a computer text analysis software - was used, which allowed the identification of the five most recurrent words in the document through the WordList tool. The following movements used the Collocates and KWIC tools to identify the words most related to these words and the FileView tool to find the placement of these linguistic choices in the BNCC text. With the objective of mapping the linguistic marks in the textual construction of the document and its meanings, it was possible to infer that the knowledge represented in the BNCC is broad and not explicitly theoretical, leaving the subjective discourse open to flexibility. Taking into account the social context of the Reforma do Ensino Médio in which the document is inserted, the meaning of a generalized discourse was understood, as this reform is connected to the economic interests that advocate professional qualification, which precisely seeks adaptability characteristics in individuals. A fact also presented in the pedagogy of competences - terminology used in the organization of the document. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Inglês: Licenciatura.
Coleções
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TCC Letras (1219)
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