Agrupamento de funcionários baseado no Big Five Model em uma franquia de academias
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Date
2014Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O aumento da concorrência especialmente no setor de serviços faz com que as empresas procurem melhores práticas gerenciais. Nesse contexto, técnicas de clusterização vêm ganhando espaço para identificar ações que se adequem melhor aos perfis dos colaboradores. Além disso, técnicas da Psicologia Pessoal, especialmente a área de análise de personalidade tem ampla aplicação em estudos e empresas. O presente artigo aborda a clusterização por k-means e Fuzzy C-Means, avaliados através do Silhouette ...
O aumento da concorrência especialmente no setor de serviços faz com que as empresas procurem melhores práticas gerenciais. Nesse contexto, técnicas de clusterização vêm ganhando espaço para identificar ações que se adequem melhor aos perfis dos colaboradores. Além disso, técnicas da Psicologia Pessoal, especialmente a área de análise de personalidade tem ampla aplicação em estudos e empresas. O presente artigo aborda a clusterização por k-means e Fuzzy C-Means, avaliados através do Silhouette Index (SI), além da análise de componentes principais das amostras em uma loja de uma franquia de academia. As amostras foram caracterizadas tanto por características sociodemográficas e sua relação com a empresa, bem como seus escores nos testes de personalidade baseados no Five Factors Model (FFM). Os resultados indicam a formação dois grupos que se diferenciam especialmente em idade, tempo de empresa, salário e cargo, além de acompanhar os maiores escores no FFM. Os clusters formados foram analisados gerencialmente, possibilitando a proposição de ações para cada grupo. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
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