Comunicação corporativa e licença social para operar : o caso ARACRUZ Celulose, Guaíba, RS
Visualizar/abrir
Data
2006Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O objeto deste trabalho é analisar o processo de obtenção da licença social para operar da Aracruz Celulose, Unidade Guaíba, RS, tendo como referência incidente de invasão de suas instalações por membros do movimento de camponeses e trabalhadores sem-terra. A metodologia incluiu uma pesquisa bibliográfica em torno dos conceitos de desenvolvimento sustentável, comunicação corporativa e licença social. Sob a abordagem de uma pesquisa qualitativa, envolveu a análise de conteúdo de matérias de jorn ...
O objeto deste trabalho é analisar o processo de obtenção da licença social para operar da Aracruz Celulose, Unidade Guaíba, RS, tendo como referência incidente de invasão de suas instalações por membros do movimento de camponeses e trabalhadores sem-terra. A metodologia incluiu uma pesquisa bibliográfica em torno dos conceitos de desenvolvimento sustentável, comunicação corporativa e licença social. Sob a abordagem de uma pesquisa qualitativa, envolveu a análise de conteúdo de matérias de jornais relacionadas ao incidente de invasão da empresa pelo Movimento da Via Campesina e MST, ocorrido em março de 2006. Inclui o histórico da atuação da empresa no Estado, a fim de identificar o processo de constituição de uma política de comunicação corporativa fundamentada em estratégias de diálogo com a comunidade externa, público interno, autoridades governamentais, mídia, ONGs, entre outros. Analisa como se dá o diálogo entre as empresa e estas partes interessadas, a fim de constituir um roteiro eficaz para obtenção de sua licença social para operar. Conclui que, em função das manifestações solidárias à empresa ocorridas a partir do incidente, revela-se uma tendência favorável à obtenção da licença social para operar entre parcela das partes interessadas da empresa no Estado. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1830)
Este item está licenciado na Creative Commons License