A consagração da cirurgia plástica nas páginas da revista Cláudia
View/ Open
Date
2005Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho analisa as reportagens de capa sobre cirurgia plástica, publicadas na revista Claudia no período de maio de 2004 a maio de 2005. Considerada uma das principais publicações do mercado editorial brasileiro para o público feminino, a revista é uma expressão de valores e conceitos que se colocam para a mulher hoje, traduzindo-a num ser físico que encontra a felicidade e o bem-estar na aparência do próprio corpo. A ferramenta empregada para a pesquisa é a Análise de Conteúdo, de Lauren ...
Este trabalho analisa as reportagens de capa sobre cirurgia plástica, publicadas na revista Claudia no período de maio de 2004 a maio de 2005. Considerada uma das principais publicações do mercado editorial brasileiro para o público feminino, a revista é uma expressão de valores e conceitos que se colocam para a mulher hoje, traduzindo-a num ser físico que encontra a felicidade e o bem-estar na aparência do próprio corpo. A ferramenta empregada para a pesquisa é a Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin, sendo o paradigma metodológico baseado na perspectiva dos Estudos Culturais – que propõe a observação dos meios de comunicação a partir da cultura – e nos estudos sobre a imprensa feminina. Através da análise dos textos publicados, reflete-se as características dessa mulher que Claudia produz e reforça em suas reportagens, assim como o papel dos meios de comunicação na permanente construção e reconstrução da identidade feminina. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
