Show simple item record

dc.contributor.authorCanto Filho, Alberto Bastos dopt_BR
dc.contributor.authorValle, Edson Cordeiro dopt_BR
dc.contributor.authorAraújo, Leandro Langiept_BR
dc.contributor.authorPietta, Enzo Victor Zucchettipt_BR
dc.contributor.authorPatrício, Laura Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2022-10-04T05:01:50Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/249701pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista as altas taxas de evasão nos Cursos de Engenharia, principalmente no Brasil, e poucos estudos com propostas efetivamente postas em prática que combatam esse problema, este artigo apresenta e analisa a implementação de um método de ensino e aprendizagem do qual faz uso intensivo de tecnologia e aprendizagem social como solução para a evasão nos cursos de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Durante o período de interrupção das atividades presenciais foi realizado um projeto denominado PreparaEng no qual estudantes dos cursos de Engenharia atuaram como tutores para pessoas interessadas em cursar Engenharia e forneceram o preparo necessário para eles darem início ao curso. A fim de comprovar a eficiência deste projeto, neste estudo é analisado o desempenho dos participantes que ingressarem e cursaram a disciplina de Física I, tendo como resultados indícios da efetividade da metodologia adotada.pt_BR
dc.description.abstractConsidering the high dropout rates in Engineering Courses, mainly in Brazil, and few studies with proposals effectively put into practice to combat this problem, this article presents and analyzes the implementation of a teaching and learning method that makes intensive use of technology and social learning as a solution for evasion in Engineering courses at the Federal University of Rio Grande do Sul. During the period of interruption of classroom activities, a project called PreparaEngwas carried out in which students from Engineering courses acted as tutors for people interested in studying Engineering and provided the necessary preparation for them to start the course. In order to prove the efficiency of this project, this study analyzes the performanceof the participants who entered and attended the discipline of Physics I, having as results evidence of the effectiveness of the adopted methodology.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 20, n.1 (2022), p. 273-283pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTechnology in Educationen
dc.subjectEnsino de engenhariapt_BR
dc.subjectEvasionen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEngineeringen
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectSocial learningen
dc.titleRetenção e evasão em cursos de engenharia : uso de tecnologia para proporcionar a aprendizagem socialpt_BR
dc.title.alternativeRetention and evasion in engineering courses : sing technology in social learningen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001149775pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record