Retenção e evasão em cursos de engenharia : uso de tecnologia para proporcionar a aprendizagem social
dc.contributor.author | Canto Filho, Alberto Bastos do | pt_BR |
dc.contributor.author | Valle, Edson Cordeiro do | pt_BR |
dc.contributor.author | Araújo, Leandro Langie | pt_BR |
dc.contributor.author | Pietta, Enzo Victor Zucchetti | pt_BR |
dc.contributor.author | Patrício, Laura Gonçalves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-04T05:01:50Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/249701 | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista as altas taxas de evasão nos Cursos de Engenharia, principalmente no Brasil, e poucos estudos com propostas efetivamente postas em prática que combatam esse problema, este artigo apresenta e analisa a implementação de um método de ensino e aprendizagem do qual faz uso intensivo de tecnologia e aprendizagem social como solução para a evasão nos cursos de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Durante o período de interrupção das atividades presenciais foi realizado um projeto denominado PreparaEng no qual estudantes dos cursos de Engenharia atuaram como tutores para pessoas interessadas em cursar Engenharia e forneceram o preparo necessário para eles darem início ao curso. A fim de comprovar a eficiência deste projeto, neste estudo é analisado o desempenho dos participantes que ingressarem e cursaram a disciplina de Física I, tendo como resultados indícios da efetividade da metodologia adotada. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considering the high dropout rates in Engineering Courses, mainly in Brazil, and few studies with proposals effectively put into practice to combat this problem, this article presents and analyzes the implementation of a teaching and learning method that makes intensive use of technology and social learning as a solution for evasion in Engineering courses at the Federal University of Rio Grande do Sul. During the period of interruption of classroom activities, a project called PreparaEngwas carried out in which students from Engineering courses acted as tutors for people interested in studying Engineering and provided the necessary preparation for them to start the course. In order to prove the efficiency of this project, this study analyzes the performanceof the participants who entered and attended the discipline of Physics I, having as results evidence of the effectiveness of the adopted methodology. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 20, n.1 (2022), p. 273-283 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Technology in Education | en |
dc.subject | Ensino de engenharia | pt_BR |
dc.subject | Evasion | en |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Engineering | en |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Social learning | en |
dc.title | Retenção e evasão em cursos de engenharia : uso de tecnologia para proporcionar a aprendizagem social | pt_BR |
dc.title.alternative | Retention and evasion in engineering courses : sing technology in social learning | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001149775 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (39166)Exact and Earth Sciences (5964)
-
Journal Articles (39166)Engineering (2397)