O punitivismo como instrumento disciplinar na educação infantil : constrangimento, resistência, alternativas e libertação
dc.contributor.advisor | Junqueira Filho, Gabriel de Andrade | pt_BR |
dc.contributor.author | Meira, Marina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-17T05:09:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/249102 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é analisar o uso de punições pelas professoras em relação às crianças, no contexto da Educação Infantil. A geração dos dados analisados se deu a partir da minha experiência como professora auxiliar junto a uma turma de crianças de 3 a 4 anos, ao longo de 9 meses, durante a realização de estágio não obrigatório, no decorrer do curso de Pedagogia, em uma escola de Educação Infantil da rede pública de Porto Alegre/RS. As decorrências dessa experiência na minha formação como professora de Educação Infantil me levaram a buscar respostas para os questionamentos que dela originaram: a punição de crianças pequenas no ambiente escolar traz o efeito esperado por aqueles que punem? Para tanto, valendo-me da memória e de registros escritos produzidos por mim naquele contexto, selecionei algumas situações emblemáticas que recobro e analiso à luz do referencial bibliográfico estudado, em diálogo com Foucault (1975), Piaget (1930), RhetaDeVries e Betty Zan (1998), entre outros. Além de concluir que as punições não foram eficazes para o manejo das situações mencionadas, considero também sobre sua inadequação, apresentando alternativas de encaminhamento para as mesmas, reforçando a necessidade de reflexão sobre métodos disciplinares autoritaristas, que persistem ainda hoje nas escolas de Educação Infantil e perpetuam o conformismo, o silêncio e a obediência cega, indo na contramão dos princípios e objetivos relativos à autonomia e à cooperação, ou seja, à educação sócio-moral das crianças e da equipe de profissionais que atuam na Educação Infantil. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Punição | pt_BR |
dc.subject | Disciplina | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | O punitivismo como instrumento disciplinar na educação infantil : constrangimento, resistência, alternativas e libertação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001150230 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1400)