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dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Flavia Marquespt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Fernando Sérgio dos Santos da Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2022-09-10T05:16:18Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/248686pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista a necessidade de modernizar o processo de ensino e aprendizagem na disciplina Fisiologia Humana, a oferta de cursos on-line surge como nova possibilidade para a formação dos alunos da área da saúde e ciências biológicas. Esta pesquisa buscou desenvolver um curso on-line, sem a presença de professor, com alguns tópicos da Fisiologia Humana, oferecido na plataforma MOODLE, objetivando incrementar a autonomia, a motivação, o aprendizado e a satisfação dos alunos. A dinâmica do curso foi realizada através de uma abordagem inovadora, tendo o aluno total liberdade de estudo, além de diversas ferramentas tratando do mesmo assunto, tais como textos, vídeos, tirinhas e testes. O público-alvo da pesquisa foram alunos de graduação e pós-graduação e o curso foi oferecido três vezes, de forma on-line e acessível por computador, celular ou tablet. Os alunos tinham total autonomia para escolher os conteúdos e a ordem de estudo, e precisavam ser aprovados em uma prova final para obter certificado. Os testes foram acessados muito mais vezes do que os outros materiais. Apesar do número de usuários que acessaram os materiais didáticos oferecidos ser semelhante, as visualizações dos testes foram no mínimo 15 vezes maior do que a dos demais materiais. A partir da avaliação do curso realizada pelos alunos, observa-se que existe satisfação dos alunos em frequentar este tipo de curso, embora a maioria dos alunos não tenha apresentado a autonomia necessária para estudar sozinho. Os alunos relataram aumento da motivação e interesse em estudar a disciplina Fisiologia Humana após o curso, porém, o incremento do aprendizado não foi alcançado como esperado, observando-se que não houve incremento dos resultados obtidos na prova final comparativamente às notas do pré-teste, ocorrendo, inclusive, redução de 7,5 para 7,14 no curso 1 e 6,4 para 5,82 no curso 3. Sendo assim, conclui-se que o curso on-line pode ser uma ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem da disciplina Fisiologia Humana, mas demanda adaptações dos intervenientes envolvidos no processo para que as percepções referidas pelos alunos sobre o aumento da motivação e o interesse no estudo incrementem o aproveitamento escolar, algo não observado nesta pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractIn view of the need to modernize the teaching and learning process in the discipline of Human Physiology, the offer of online courses with innovative and integrative methodologies emerges as a new possibility for the training of students in the area of health and biological sciences. This research sought to develop an online course, without the presence of a teacher, with some topics of Human Physiology, offered through the MOODLE platform, aiming to increase the autonomy, motivation, learning and satisfaction of students. The dynamics of the course was carried out through an innovative approach, with the student having complete freedom of study, in addition to several tools dealing with the same subject, such as texts, vídeos, strips and tests. The target audience of the research were undergraduate and graduate students. The students had complete autonomy to choose the contents and the order of study, and they had to pass a final exam to obtain a certificate. The tests were accessed much more often than the other materials. Although the number of users who accessed the offered teaching materials was similar, the test views were at least 15 times higher than the other materials. From the evaluation of the course carried out by the students, it is observed that there is satisfaction of the students in attending this type of course, although most students did not have the necessary autonomy to study alone. There was an increase in motivation and interest in studying the Human Physiology subject compared to the traditional teaching model, however the learning increment was not achieved as expected, noting that there was no increase in the results obtained in the final teste compared to the pre-test scores, including a reduction from 7,5 to 7,14 in course 1 and from 6,4 to 5,82 in course 3. Therefore, it is concluded that the online course can be an important tool in the teaching and learning process of the Human Physiology discipline, but it demands adaptations from the actors involved in the process so that the perceptions mentioned by the students about the increase in motivation and the interest in the study increase school performance, something not observed in this research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutonomyen
dc.subjectFisiologiapt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectSatisfactionen
dc.subjectMateriais de ensinopt_BR
dc.subjectOnline courseen
dc.subjectLearningen
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectInnovative methodologiesen
dc.subjectMoodleen
dc.subjectMotivationen
dc.subjectTeacheren
dc.subjectTesten
dc.titleUtilização de ferramentas integradas em um curso on-line no ensino da disciplina Fisiologia Humana : uma alternativa à metodologia tradicionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001148452pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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