Temas contemporâneos em Psicologia Social
dc.contributor.advisor | Carneiro, Mára Lúcia Fernandes | |
dc.contributor.author | Bagatini, Helena Schröer | |
dc.contributor.other | Dela Valle, Filipe dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2022-09-06T11:39:45Z | |
dc.date.available | 2022-09-06T11:39:45Z | |
dc.date.issued | 2021-11-25 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/248513 | |
dc.description.abstract | Os estudos introdutórios à Psicologia Social envolvem a apropriação inicial dos paradigmas em que se baseiam as teorias da área, para, após, aplicá-los na análise de temas contemporâneos, como direitos humanos; gênero e sexualidade; questões étnico-raciais; infância, juventude e envelhecimento; tecnologias e sua relação com a subjetividade, conforme as especificidades da turma atendida. Nas aulas presenciais, esses temas normalmente são abordados através de seminários, organizados pelos alunos, e complementados com debates e atividades em aula. Para que os alunos tenham acesso aos conceitos fundamentais de cada tema, foram elaborados vídeos sobre esses temas, contendo uma apresentação teórica inicial, complementadas por indicações de leituras e questões para aprofundamento. Entrevistas com especialistas ou pesquisadores das áreas de infância e juventude e questões étnico-raciais complementam e auxiliam nos estudos sobre esses temas. O objetivo é permitir que, a partir dos conceitos básicos, os alunos se apropriem das questões levantadas e sejam incentivados a pesquisar e aprofundar as discussões sobre os temas abordados. | pt |
dc.format.mimetype | video/mp4 | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | SEAD - Secretaria de Educação a Distância - Edital EaD 28 | pt_BR |
dc.rights | Open Access (by-nc-sa) | pt_BR |
dc.subject | Psicologia social | pt_BR |
dc.subject | Temas contemporâneos | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Gênero e sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Envelhecimento | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.title | Temas contemporâneos em Psicologia Social | pt_BR |
dc.title.alternative | Direitos humanos | pt |
dc.title.alternative | Relações étnico-raciais | pt |
dc.title.alternative | Gênero e sexualidade | pt |
dc.title.alternative | Infância e juventude | pt |
dc.title.alternative | Envelhecimento | pt |
dc.title.alternative | Tecnologias e subjetividade | pt |
dc.title.alternative | Infância e juventude: entrevistada: Giana Bitencourt Frizzo | pt |
dc.title.alternative | Entrevistada: Aline Kelly da Silva: infância e juventude | pt |
dc.title.alternative | Relações étnico-raciais: entrevistada: Luciana Rodrigues | pt |
dc.title.alternative | Relações étnico-raciais: entrevistado Júnior Nascimento | pt |
dc.type | Recurso educacional | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.format.duration | 15:19; 21:40; 22:10; 13:44; 18:48; 11:52; 14:39; 23:53; 22:25; 23:26 | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Educação Superior - Graduação | pt_BR |
dc.description.installationRemarks | Não é possível instalar um arquivo de vídeo. Apenas transfira-o para seu computador e abra como um arquivo comum. Arquivos de vídeo não podem ser editados, mas podem ser visualizados em players como o VLC Media Player (que é gratuito), o Windows Media Player ou o QuickTime. Os formatos mais comuns de vídeo serão executados normalmente por estes players (avi, mpeg, mp4 e m4v). | pt_BR |
dc.description.learningType | Vídeo | pt_BR |
dc.description.usage | A proposta baseia-se na inclusão de recursos multimídia no ensino, permitindo que os alunos se apropriem dos temas antecipadamente às aulas, pesquisem e ampliem a abordagem sobre as questões levantadas nos vídeos e compartilhem com os colegas, seja presencialmente ou através de recursos de um ambiente virtual de aprendizagem. As entrevistas podem ser utilizadas como complemento aos vídeos, trazendo o olhar dos pesquisadores e especialistas em algumas das áreas, permitindo estabelecer relações com a sociedade. Os vídeos, acessíveis também à comunidade externa, podem ser utilizados como recurso em cursos de outras instituições. Apesar de haver uma ordem sugerida para acompanhar os vídeos, eles são independentes e têm conteúdos autocontidos. | pt_BR |
dc.description.version | 1. versão | pt_BR |
dc.type.interactivityLevel | Baixo | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Recursos Educacionais (404)Ciências Humanas (65)