Linguagem, condicionamento social e processos cognitivos
dc.contributor.author | Oliven, Arabela Campos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-24T04:45:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 1979 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0100-3143 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/247727 | pt_BR |
dc.description.abstract | Análise da relação entre linguagem e processos cognitivos bem como dos condicionamentos sociais que interferem nesta relação. Abordagem do tema tanto em nível inter-lingüístico (aspectos formais das gramáticas de dlferentes conjuntos de línguas faladas) como em nível intra-lingüístico (dlferentes códigos lingüísticos pertencentes a uma mesma língua). Exame do papel da escola como agente ressocializador para alunos que usam predominantemente um código ligüístico restrito. | pt_BR |
dc.description.abstract | Analysis of the inter-relation between language and cognitive processes as well as the social conditionings which interfere with this relationship. The theme is viewed from an inter-linguistic approach (formal aspects of the grammar of different sets of spoken languages) as well as from an intra-linguistic approach (different codes refering to the same language). The role of the school as a resocializing agent for pupils who use predominantly a restricted code is discussed. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 4, n. 3 (out./dez. 1979), p. 347-351 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Linguística | pt_BR |
dc.subject | Processos mentais | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
dc.title | Linguagem, condicionamento social e processos cognitivos | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000065854 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39708)Ciências Humanas (6840)