Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPozzer, Christiano Hagemannpt_BR
dc.contributor.authorPizzato, Gabriela Zubaran de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Vinicius Gadispt_BR
dc.date.accessioned2022-08-18T04:46:02Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2238-2542pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/247227pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to identify different theories that guide methods of studying the influence of cultural diversity on users' experience with design products. To this end, a systematic review of the literature, comprising 80 academic papers in the scope of design for cultural diversity is carried out. The central procedure of the work unfolds in the classification and analysis of these papers. The study identifies the recurrent use of some methods of cultural analysis, indicating the tendency of research in the area to develop as cross-cultural comparisons – or transcultural studies. Other models, such as multicultural or intercultural studies, are recent and still scarce. The results obtained also point to the predominance of the North America/Europe axis as motivators of research in the area, in addition to highlighting the lower number of those that focus on the Latin America/Africa axis.en
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo identificar diferentes teorias que orientam métodos de estudo da influência da diversidade cultural na experiência dos usuários com produtos de design. Para tanto, é realizada uma revisão sistemática da literatura, composta por 80 trabalhos acadêmicos no âmbito do design para a diversidade cultural. O procedimento central do trabalho se desdobra na classificação e análise desses artigos. O estudo identifica o uso recorrente de alguns métodos de análise cultural, indicando a tendência das pesquisas na área se desenvolverem como comparações transculturais – ou estudos transculturais. Outros modelos, como os estudos multiculturais ou interculturais, são recentes e ainda escassos. Os resultados obtidos também apontam para a predominância do eixo América do Norte/Europa como motivadores de pesquisas na área, além de destacar o menor número daquelas que se concentram no eixo América Latina/África.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofe-Revista LOGO [recurso eletrônico]. Florianópolis : UFSC, 2022. Vol. 11, n. 1 (2022), p. 1-23.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign and cultureen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectCultural diversityen
dc.subjectUser experienceen
dc.titleApproaches to the relationship between cultural diversity and user experience in design products : a systematic reviewpt_BR
dc.title.alternativeAbordagens da relação entre diversidade cultural e experiência do usuário em produtos de design : uma revisão sistemáticapt
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001146891pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples