As Trobairitz irrompem no banquete de Sócrates : ensino de história, Idade Média e imaginação na aprendizagem em história
Visualizar/abrir
Data
2022Tipo
Outro título
The trobairitz outbreak in the symposium of Socrates : history teaching, middle age and imagination in history learning
Resumo
O artigo problematiza o ensino de história medieval, a partir dos debates em torno do conceito de história menor e da imaginação na aprendizagem em História. Apresentamos um escrito que se baseia na ideia de um medievo que compõe múltiplas temporalidades, muitos modos de ser, muitas maneiras de pensar. Desse modo, pensamos em problematizar o medievo criado no âmbito da produção didática, ao menos até os anos 90, e dos currículos escolares, que se baseia na ideia de uma sociedade masculina e gue ...
O artigo problematiza o ensino de história medieval, a partir dos debates em torno do conceito de história menor e da imaginação na aprendizagem em História. Apresentamos um escrito que se baseia na ideia de um medievo que compõe múltiplas temporalidades, muitos modos de ser, muitas maneiras de pensar. Desse modo, pensamos em problematizar o medievo criado no âmbito da produção didática, ao menos até os anos 90, e dos currículos escolares, que se baseia na ideia de uma sociedade masculina e guerreira (características que, evidentemente, marcaram a vida das pessoas na Idade Média). Ao mesmo tempo, propomos construir uma narrativa sobre a Idade Média onde as mulheres trovadoras (trobairitz) são singularidades e se projetam como linhas de fuga, verdadeiros simulacros, em meio a um mundo de homens, permitindo supor que, apesar da existência de subjetividades predominantes e poderosas, o mundo – hoje ou na época medieval – é múltiplo, habitado por diferentes forças, e cabe à aula de História apresentar essa pluralidade aos estudantes ...
Abstract
This article problematizes medieval history teaching, based on the debates about minor history concept and imagination in History learning. We introduce a text which is based in an idea of medieval times with multiple temporalities, many ways of being and many ways of think. In this way, we problematize the medieval times created by the didactic production, at least until the 90’s, and the school syllabus, which is based on the idea of a male and warrior society (characteristics that, evidently ...
This article problematizes medieval history teaching, based on the debates about minor history concept and imagination in History learning. We introduce a text which is based in an idea of medieval times with multiple temporalities, many ways of being and many ways of think. In this way, we problematize the medieval times created by the didactic production, at least until the 90’s, and the school syllabus, which is based on the idea of a male and warrior society (characteristics that, evidently, marked people lives in Middle Age). At the same time, we propose a construction of a narrative of a Middle Age where the women who were troubadours (trobairitz) are singularities and plan themselves as escapes routes, real simulacrums, in a world of men. It let us to suppose that, besides the existing of powerful and prevalent subjectivities, the world - today or in the medieval times – is multiple, inhabited by multiple powers, and History class must show this plurality to the students. ...
Contido em
Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura. São Cristóvão, SE. Vol. 16, n. 30 (jul. 2022), p. 14-33
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)
Este item está licenciado na Creative Commons License