O papel do livro didático de língua inglesa na formação de professores da rede pública de ensino básico
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Date
2022Advisor
Academic level
Doctorate
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Os livros didáticos (LDs) configuram-se como um dos principais recursos de ensino para professores e alunos das escolas públicas brasileiras. Isso se deve ao fato de eles serem distribuídos gratuitamente por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). O PNLD é um dos maiores programas de distribuição de livros do mundo, sendo responsável por avaliar e disponibilizar diversos materiais às escolas de educação básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital e tamb ...
Os livros didáticos (LDs) configuram-se como um dos principais recursos de ensino para professores e alunos das escolas públicas brasileiras. Isso se deve ao fato de eles serem distribuídos gratuitamente por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). O PNLD é um dos maiores programas de distribuição de livros do mundo, sendo responsável por avaliar e disponibilizar diversos materiais às escolas de educação básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital e também a outras instituições conveniadas ao Poder Público. Os LDs distribuídos pelo PNLD são elaborados exclusivamente para as escolas públicas brasileiras. Mesmo sendo um programa antigo, as Línguas Estrangeiras Modernas (LEM) Inglês e Espanhol somente passaram a integrar o Programa a partir de 2011, nos anos finais do Ensino Fundamental, e 2012, no Ensino Médio. Sendo o PNLD uma política pública, o Programa pode ser analisado utilizando-se o Ciclo de Políticas proposto por Ball e seus colaboradores (BOWE, BALL, GOLD, 1992; MAINARDES, 2006). A presente pesquisa limita-se ao estudo do PNLD dentro dos contextos de produção de texto e de prática do Ciclo de Políticas. O PNLD para as LEM pode ser considerado como uma política educacional linguística nos termos em que Shohamy (2006) a define, pois o Programa delimita que aspectos linguísticos devem ser ensinados nas escolas. A disponibilização de LDs para o ensino e a aprendizagem de Inglês nas escolas públicas pode trazer mudanças na forma como o idioma é ensinado, pois os professores passam a contar com LDs de qualidade para preparar suas aulas e usar com os alunos em sala de aula. Pela abrangência e importância do uso desse recurso para o ensino de Língua Inglesa, o objetivo principal desta tese é analisar o papel dos LDs de Inglês na formação de professores das escolas públicas e os possíveis efeitos do uso do livro, distribuído pelo PNLD, na prática pedagógica. Entende-se que a formação de professores, tanto inicial como continuada, tem papel crucial no fazer docente. Por isso, abordam-se aspectos gerais sobre formação de professores, enfatizando a importância do incentivo ao desenvolvimento do professor reflexivo (SCHÖN, 1983; GOMÉZ, 1997) e a uma formação que tenha como ponto de partida os interesses e as necessidades dos professores (NÓVOA, 1992, 2009; GARCEZ & SCHLATTER, 2017). Posteriormente, contextualizamos a formação de professores dentro da realidade brasileira, para, então, traçar relações entre a formação docente e o uso dos LDs. Para investigar essa relação dos professores com o LD, as formas como eles utilizam esse recurso, o papel do material na sua prática pedagógica e sua opinião sobre o PNLD, utilizamos três procedimentos metodológicos: análise documental, entrevistas e questionário. A análise documental visava conhecer o funcionamento do PNLD e analisar as mudanças ocorridas nele desde a inclusão das LEM. As entrevistas com 15 professores de Língua Inglesa da rede pública de ensino básico objetivavam obter dados qualitativos para entender como esses professores utilizavam os LDs em suas aulas e as suas visões acerca do PNLD. Por fim, com o questionário, disponibilizado online aos professores de Inglês de escolas públicas do Brasil, obtivemos dados quantitativos e também qualitativos sobre o uso dos LDs do PNLD. Os resultados apontaram que os professores adaptam constantemente e de diversas formas o material ao utilizá-lo com seus alunos. Apesar de reconhecerem a importância do PNLD e valorizarem as diversas possibilidades de ensino que o uso dos LDs pode proporcionar, os professores enfrentam algumas dificuldades, tanto em relação ao funcionamento do Programa, como no uso do material. Entre as mais comuns está o fato de os docentes considerarem os LDs de Língua Inglesa do PNLD muito avançados para o nível de aprendizado dos seus alunos. As análises também mostraram que o uso dos LDs influencia na prática pedagógica do professor e proporciona momentos de reflexão, especialmente porque o LD e o Manual do Professor (MP) trazem sugestões diversas de condução das atividades e de temáticas. ...
Abstract
The textbooks are one of the main teaching resources for teachers and students in Brazilian public schools. This is due to the fact that the books are distributed for free by the National Textbook and Teaching Material Program (PNLD). PNLD is one of the world’s largest programs of book distribution, being responsible for evaluating and making different materials available for federal, state, municipal and district schools, besides other institutions affiliated to the Brazilian Govern. The textb ...
The textbooks are one of the main teaching resources for teachers and students in Brazilian public schools. This is due to the fact that the books are distributed for free by the National Textbook and Teaching Material Program (PNLD). PNLD is one of the world’s largest programs of book distribution, being responsible for evaluating and making different materials available for federal, state, municipal and district schools, besides other institutions affiliated to the Brazilian Govern. The textbooks distributed by the PNLD are created exclusively for the Brazilian public schools. Even being an antique program, the Modern Foreign Languages (MFL) English and Spanish only started to integrate the Program in 2011, for Middle School, and 2012, for High School. The PNLD is a public policy, therefore it can be analyzed using the Policy Cycle proposed by Ball and his contributors (BOWE, BALL, GOLD, 1992; MAINARDES, 2006). This research is limited to the study of the PNLD within the context of policy text production and the context of practice of the Policy Cycle. The PNLD for the MFL can be considered a Language Education Policy in the terms Shohamy (2006) defines it, because the Program delimitates the linguistic aspects that should be taught in schools. The distribution of textbooks for the teaching and learning of the English Language in the public schools may bring changes in the way this language is taught, because the teachers can count on quality books to prepare their classes and use them with their students in class. For the coverage and importance of this resource usage for the teaching of English, the main aim of this dissertation is to analyze the role of the English textbooks in the public-school teachers’ education and the possible effects of the use of these books, distributed by the PNLD, in their pedagogical practice. We understand that teachers’ education, both initial and continuing, has a crucial role in the teachers’ practice. Therefore, in this research, we cover general aspects about teacher’s education, emphasizing the importance of promoting the development of a reflexive practitioner (SCHÖN, 1983; GOMÉZ, 1997) and an education based on the interests and needs of the teachers (NÓVOA, 1992, 2009; GARCEZ & SCHLATTER, 2017). After that, we contextualize the teachers’ education within the Brazilian reality, in order to trace relationships between teachers’ and the use of textbook. To investigate this relationship between teachers and textbooks, the ways they use this resource, the role of the material in their teaching practice, and their opinion about the PNLD, we used three methodological procedures: document analysis, interviews, and questionnaire. The document analysis aimed at knowing the PNLD functioning and at analyzing its changes since the inclusion of the MFL. The interviews with 15 public-school English teachers had the objective of obtaining qualitative data to understand how those teachers used the textbooks in their classes and their view of the PNLD. Finally, with the questionnaire, available online for public-school English teachers from all over Brazil, we got quantitative as well as qualitative data about the use of the PNLD textbooks. The results showed that the teachers constantly adapt the material, using different kinds of adaptations when they use the books with their students. Despite acknowledging the importance of the PNLD and valuing the many different teaching possibilities the use of textbooks provides, the teachers face some difficulties, both related to the functioning of the Program and the use of the material. Among the most common difficulties is the fact that the teachers consider the PNLD English textbooks too advanced comparing with their students’ learning level. The analysis also showed that the use of the textbooks influences the teachers’ practice e provides reflexive moments, especially because the textbook and the Teacher’s Manual bring suggestions of different ways to conduct the activities, besides providing different themes to be worked on. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Collections
-
Letters (1758)
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