Terror artístico : possibilidades de composição teatral visando a experiência de pesadelo
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Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O gênero horror possui um público apaixonado que lota as salas de cinemas e consome boa quantidade de literatura na atualidade. Apesar disso, sua expressão nas artes cênicas parece tímida quando comparada a outros campos artísticos. Percebendo no no gênero horror produções artísticas que fogem de seu enquadramento clássico, sem a presença de criaturas monstruosas e cenas produtoras de asco e repulsa (CARROLL, 1999; CÁNEPA, 2008), o interesse em compreender o que configura a experiência do públi ...
O gênero horror possui um público apaixonado que lota as salas de cinemas e consome boa quantidade de literatura na atualidade. Apesar disso, sua expressão nas artes cênicas parece tímida quando comparada a outros campos artísticos. Percebendo no no gênero horror produções artísticas que fogem de seu enquadramento clássico, sem a presença de criaturas monstruosas e cenas produtoras de asco e repulsa (CARROLL, 1999; CÁNEPA, 2008), o interesse em compreender o que configura a experiência do público durante tais produções, percebidas semelhantes a pesadelos, culminou na questão propulsora desta dissertação: como conceituar a experiência estética mediante o consumo desta fração tão específica dentro do horror e próxima da sensação de pesadelo? A partir desse questionamento, do ponto de vista de uma artista de teatro, a pesquisa investiga o conglomerado de sensações que configuram tal experiência estética, tendo como norte a noção de um medo mobilizador, impulsionador de outros afetos que operam concomitantemente e influenciam no todo receptivo. Em vias de contribuir e incentivar à pesquisa em artes cênicas a explorar tal parcela do gênero, balizada no conceito operatório Terror Artístico, desenvolvido especialmente para este fim, também são apresentadas pistas transdisciplinares relacionadas a esse propósito compositivo, advindas da análise de obras percebidas próximas da qualidade de terror (RADICLIFFE, 1826; VARMA, 1923), principal influência para o conceito operatório criado. O estudo descrito trata, sobretudo, da importância do reconhecimento do Terror Artístico pelas artes cênicas para promover novos caminhos ao teatro, salientando sua potência mobilizadora poética e social, identificando nas pistas levantadas influências para um possível estudo empírico do caso. ...
Abstract
The horror genre has a passionate audience that fills movie theaters and consumes good amounts of literature nowadays. Despite that, its expression in the performing arts seems shy when compared to other artistic fields. Perceiving artistic productions in the horror genre that stray from their classical framing, without the presence of monstrous creatures and repulsive disgust-producing scenes (CARROLL, 1999; CÁNEPA, 2008), the interest in understanding what shapes the experience of the audienc ...
The horror genre has a passionate audience that fills movie theaters and consumes good amounts of literature nowadays. Despite that, its expression in the performing arts seems shy when compared to other artistic fields. Perceiving artistic productions in the horror genre that stray from their classical framing, without the presence of monstrous creatures and repulsive disgust-producing scenes (CARROLL, 1999; CÁNEPA, 2008), the interest in understanding what shapes the experience of the audience during such productions, perceived as nightmare-like, culminated in the driving question of this thesis: how to conceptualize the aesthetic experience through consumption of this very specific fraction inside horror and close to the nightmare sensation? From this questioning, from the perspective of a theater artist, the research investigates the conglomerate of sensations that shape such aesthetic experience , having as a guid the notion of a mobilizing fear, promoter of other affections that operate concomitantly and influence in the receptive whole. In the process of contributing and encouraging research in the performing arts to explore this portion of genre, based on the operating concept of Artistic Terror developed especially for this purpose, transdisciplinary clues related to this compositional intent are also presented, arising from the analysis of works precivied close to the quality of horror (RADICLIFFE, 1826; VARMA, 1923), main influence for the operating concept created. The study described deals, mainly, with the importance of recognizing the Artistic Terror by the performing arts to promote new paths to theatre, emphasizing its poetic and social mobilizing power, identifying in the raised clues influences for a possible empirical case study. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2878)Artes Cênicas (220)
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