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dc.contributor.advisorKaercher, Nestor Andrépt_BR
dc.contributor.authorPontes, Rosicléia Salespt_BR
dc.date.accessioned2022-08-05T04:46:40Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/246232pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação objetiva conhecer as especificidades das geografias dos estudantes da várzea e a sua relação com o currículo escolar na comunidade São Ciríaco do Urucurituba, em Santarém-Pará, procurando identificar as concepções de currículo dos professores, quais os desdobramentos pensados para a várzea na ação educativa e quais são as geografias dos estudantes e se estão presentes no currículo. Dessa maneira, a pesquisa toma como eixo norteador a relação currículo-geografia escolar-geografias menores. Para esta navegação, a pesquisa de abordagem qualitativa tem como base os estudos com o cotidiano, na qual envolve os sujeitos que praticam a escola e busca compreender as trajetórias dos praticantes dos cotidianos. Nesse sentido, eles são protagonistas nessa investigação, em que a partir da escuta com eles procura-se fortalecer a ideia de um currículo e uma Geografia na várzea. A composição dos dados ocorreu inicialmente com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) em agosto de 2019 com o objetivo de conhecer a organização das escolas do município e posteriormente em janeiro e fevereiro de 2020, com a primeira visita na comunidade, a fim de estabelecer os primeiros contatos com a direção, professores, alunos e moradores. Esse primeiro momento foi crucial para apresentar a proposta de pesquisa, observar a organização da escola e conversar com os sujeitos. Diante do contexto de pandemia, utilizou-se das ferramentas digitais para a entrevista com os professores no primeiro semestre de 2020. Com os estudantes ocorreu o envio de questionário final de 2020 e início de 2021, esse envio ocorreu em conjunto com as atividades das disciplinas para um retorno após 15 dias. Os resultados revelam que o currículo pensado para a várzea não contempla os saberes, as experiências vividas dos estudantes da várzea, havendo um distanciamento e fragmentação entre o saber formal e informal. Acerca das concepções de currículo dos professores perpassam a organização e seleção dos conteúdos, mas também envolve as relações que há entre escola-comunidade, professor- aluno. E as geografias dos estudantes perpassam pela forma que se orientam, constroem representações dos lugares que frequentam, dos saberes acerca da sazonalidade, do fenômeno das terras caídas e da organização do espaço- tempo.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to know the specificities of the geographies of the floodplain students and their relationship with the school curriculum in the São Ciríaco do Urucurituba community, in Santarém-Pará, seeking to identify the teachers' conceptions of curriculum, which are the consequences thought for the floodplain in the action education and what are the students' geographies and if they are present in the curriculum. In this way, the research takes as a guideline the relationship curriculum-school geography-minor geographies. For this navigation, the qualitative approach research is based on studies with everyday life, in which it involves subjects who practice school and seeks to understand the trajectories of everyday practitioners. In this sense, they are protagonists in this investigation, in which, from listening to them, we seek to strengthen the idea of a curriculum and a Geography in the floodplain. The composition of the data initially took place with the Municipal Department of Education (SEMED) in August 2019 with the objective of knowing the organization of schools in the municipality and later in January and February 2020, with the first visit to the community, in order to establish the first contacts with the administration, teachers, students and residents. This first moment was crucial to present the research proposal, observe the organization of the school and talk to the subjects. In view of the pandemic context, digital tools were used for the interview with teachers in the first half of 2020. With the students, the final questionnaire of 2020 and beginning of 2021 was sent, this sending took place in conjunction with the activities of the disciplines for a return after 15 days. The results reveal that the curriculum designed for the floodplain does not include the knowledge, the lived experiences of the students of the floodplain, with a gap and fragmentation between formal and informal knowledge. Concerning the teachers' conceptions of curriculum, they permeate the organization and selection of contents, but it also involves the relationships that exist between school-community, teacher-student. And the geographies of the students permeate the way they are oriented, they build representations of the places they frequent, the knowledge about seasonality, the phenomenon of fallen lands and the organization of space-time.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectGeographyen
dc.subjectMinor geographiesen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectVárzea schoolen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleEntre cheias e vazantes, as geografias da escola de várzea, Santarém-PApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001146828pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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