O performer na experiência cênico imersiva Casa do Medo
dc.contributor.advisor | Silva, Marta Isaacsson de Souza e | pt_BR |
dc.contributor.author | Camargo, Daniela Aquino | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-05T04:39:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/246155 | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo aborda a prática do performer no contexto da criação em tempo real, tomando como referência a experiência cênica imersiva de terror Casa do Medo, desenvolvida pelo Grupo Macarenando Dance Concept, na cidade de Porto Alegre, desde 2017 até o presente momento. Trata-se de uma investigação teórico-prática, que parte da experiência artística da pesquisadora com a já citada obra. O público tem papel atuante durante toda a encenação/percurso, há um borramento na cena e na expectação. Nesse contexto é possível ao performer estar preparado para o imprevisto? A noção de estar no presente, hic et nunc é investigada para a prontidão de estar em contato com o inusitado. A partir da vivência artística na Casa do Medo, de entrevistas com integrantes do grupo e de anotações sobre os processos de criação, ancorada em estudos sobre o trabalho criativo do ator e a performance, questiona-se qual é o papel do treinamento da imaginação e da improvisação para manter a ilusão da cena, que se repete oito vezes a cada noite, com performers, um público de treze pessoas, além da produção. | pt_BR |
dc.description.abstract | The study addresses the performer’s practice in the context of creation in real time. Taking as a reference the immersive scenic experience of horror at the show "Casa do Medo". Performance developed by the Macarenando Dance Concept Group, in the city of Porto Alegre, from 2017 to the present moment. This is a theoretical-practical investigation, which starts from the researcher's artistic experience with the aforementioned work. The audience has an active role throughout the staging / route. There is a blurring in the scene and in the expectation. In this context, is it possible for the performer to be prepared for the unforeseen? The notion of being in the present, hic et nunc, is investigated for the readiness to be in contact with the unusual. Based on the artistic experience at "Casa do Medo”. Supported by interviews with members of the group and notes on the creation processes. Anchored in studies on the creative work of the actor and the performance, it is questioned what is the role of imagination training and of improvisation to maintain the illusion of the scene. The show is repeated eight times each night, with performers, an audience of thirteen people, in addition to the production crew. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Horror House | en |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Immersive scenic experience of horror | en |
dc.subject | Atuação teatral | pt_BR |
dc.subject | Performer | pt_BR |
dc.subject | Active audience participation | en |
dc.subject | Performance (Teatro) | pt_BR |
dc.subject | Experiência (Teatro) | pt_BR |
dc.subject | Teatro : Horror | pt_BR |
dc.title | O performer na experiência cênico imersiva Casa do Medo | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001146138 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Performing Arts (219)