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dc.contributor.advisorSilva, Marta Isaacsson de Souza ept_BR
dc.contributor.authorCamargo, Daniela Aquinopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-05T04:39:09Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/246155pt_BR
dc.description.abstractO estudo aborda a prática do performer no contexto da criação em tempo real, tomando como referência a experiência cênica imersiva de terror Casa do Medo, desenvolvida pelo Grupo Macarenando Dance Concept, na cidade de Porto Alegre, desde 2017 até o presente momento. Trata-se de uma investigação teórico-prática, que parte da experiência artística da pesquisadora com a já citada obra. O público tem papel atuante durante toda a encenação/percurso, há um borramento na cena e na expectação. Nesse contexto é possível ao performer estar preparado para o imprevisto? A noção de estar no presente, hic et nunc é investigada para a prontidão de estar em contato com o inusitado. A partir da vivência artística na Casa do Medo, de entrevistas com integrantes do grupo e de anotações sobre os processos de criação, ancorada em estudos sobre o trabalho criativo do ator e a performance, questiona-se qual é o papel do treinamento da imaginação e da improvisação para manter a ilusão da cena, que se repete oito vezes a cada noite, com performers, um público de treze pessoas, além da produção.pt_BR
dc.description.abstractThe study addresses the performer’s practice in the context of creation in real time. Taking as a reference the immersive scenic experience of horror at the show "Casa do Medo". Performance developed by the Macarenando Dance Concept Group, in the city of Porto Alegre, from 2017 to the present moment. This is a theoretical-practical investigation, which starts from the researcher's artistic experience with the aforementioned work. The audience has an active role throughout the staging / route. There is a blurring in the scene and in the expectation. In this context, is it possible for the performer to be prepared for the unforeseen? The notion of being in the present, hic et nunc, is investigated for the readiness to be in contact with the unusual. Based on the artistic experience at "Casa do Medo”. Supported by interviews with members of the group and notes on the creation processes. Anchored in studies on the creative work of the actor and the performance, it is questioned what is the role of imagination training and of improvisation to maintain the illusion of the scene. The show is repeated eight times each night, with performers, an audience of thirteen people, in addition to the production crew.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHorror Houseen
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectImmersive scenic experience of horroren
dc.subjectAtuação teatralpt_BR
dc.subjectPerformerpt_BR
dc.subjectActive audience participationen
dc.subjectPerformance (Teatro)pt_BR
dc.subjectExperiência (Teatro)pt_BR
dc.subjectTeatro : Horrorpt_BR
dc.titleO performer na experiência cênico imersiva Casa do Medopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001146138pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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