Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPerondi, Mauríciopt_BR
dc.contributor.authorDornelles, Gabriel do Nascimentopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-29T04:49:09Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/245660pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como questão norteadora investigar as compreensões sobre projeto de vida, presentes nos programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil, no período de 2011 a 2020. Buscou identificar estudos científicos produzidos nos programas de Pós-Graduação em Educação, acerca da temática projeto de vida que enfoquem especificamente as juventudes, além de analisar as compreensões teóricas e metodológicas dos estudos realizados sobre o tema. São apresentadas, na perspectiva sócio-histórico-cultural, discussões sobre juventudes contemporâneas (FEIXA, 2005; DAYRELL, 2005; DAYRELL & CARRANO, 2014; URTEAGA, 2001) e compreensões sobre projeto de vida (PAIS, 2001; 2003; DAYRELL & CARRANO, 2014; WELLER, 2014; PERONDI, 2020). Essa abordagem visa superar uma visão limitada sobre as juventudes, que as considera como se fossem um problema social ou apenas uma fase de transição para a vida adulta. O método para a coleta dos dados se deu através de levantamento bibliográfico na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), inserida dentro da plataforma do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Os dados produzidos através do levantamento bibliográfico foram divididos, no sentido de dialogar e buscar respostas aos objetivos estabelecidos para esta pesquisa, em algumas categorias de análise, quais sejam: tipo de publicação; gênero dos/as autores/as; ano de publicação; instituições de ensino; gráfico por região; palavras-chave; objetivos da pesquisa; metodologias utilizadas; e os principais autores/as. Os resultados apontam que grande parte dos estudos está concentrada na região sudeste do país. Do conjunto de autores/as e áreas que discutem os conceitos de juventudes e projeto de vida, é possível identificar compreensões com enfoques distintos: na perspectiva sócio-histórico-cultural, considera-se os contextos sociais e relacionais que atravessam as diversas realidades juvenis; do ponto de vista psíquico, analisa-se projetos de vida na perspectiva do desenvolvimento do sujeito, compreendendo o/a jovem na sua individualidade e subjetividade. As metodologias utilizadas nas teses e dissertações sobre juventudes ainda pautam certo distanciamento dos sujeitos da pesquisa e pesquisador, não sendo oferecido aos/às jovens possibilidades de participação nas pesquisas que os envolvem.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProjeto de vidapt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.titleJuventudes e projeto de vida : uma revisão bibliográfica na área da educação (2011-2020)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001145561pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples