A metalinguagem na poesia de Fernando Pessoa ortônimo enquanto reação às transformações do século XX na cena literária europeia
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Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta monografia tem como objetivo principal analisar as formas pelas quais a metalinguagem se expressa na poesia de Fernando Pessoa ortônimo à luz do Modernismo europeu, e como é utilizada para revelar a relação do poeta com o seu objeto de trabalho. Para tanto, realizo a investigação do contexto sócio-histórico do século XX e sua influência nas transformações enfrentadas pela comunidade artística da época, de acordo com os estudos de Décio Pignatari (2004) e Walter Benjamin (1987). Ainda, busc ...
Esta monografia tem como objetivo principal analisar as formas pelas quais a metalinguagem se expressa na poesia de Fernando Pessoa ortônimo à luz do Modernismo europeu, e como é utilizada para revelar a relação do poeta com o seu objeto de trabalho. Para tanto, realizo a investigação do contexto sócio-histórico do século XX e sua influência nas transformações enfrentadas pela comunidade artística da época, de acordo com os estudos de Décio Pignatari (2004) e Walter Benjamin (1987). Ainda, busco definir o conceito de metalinguagem e explorar suas origens, o que faço com base nos livros A Metalinguagem (1986), de Samira Chalhub, e Linguística e Comunicação (1975), de Roman Jakobson, a fim de traçar um panorama dos fatores que contribuíram para adoção desse recurso pelos poetas modernistas como reação às mudanças introduzidas pela Segunda Revolução Industrial. O corpus de análise do presente trabalho é composto de onze poemas do ortônimo, datados de 1930 a 1933 e dividos em duas partes: a) “Há quanto tempo não canto”, “Meus versos são meu sonho dado”, “Há quase um ano não escrevo.” e “A lavadeira no tanque”, que integram a primeira seção do capítulo dois, relativa à angústia do fazer poético; b) “Quero ser livre insincero”, “Tenho uma pena que escreve”, “Autopsicografia”, “Eu sou uma antologia”, “Não meu, não meu é quanto escrevo,”, “ISTO” e “I – Sim, farei...; e hora a hora passa o dia...”, utilizados para abordar a questão do fingimento, tema da seção seguinte. Esses poemas serão examinados conforme a estrutura formal do gênero e quanto aos aspectos linguístico-literários, que se mostraram profundamente interligados. Além disso, ressalto o papel de Fernando Pessoa na instauração do Modernismo em Portugal, investigo como o poeta transita pelo movimento e quais são os reflexos desse em sua escrita. Os principais aspectos relativos ao fazer poético pessoano explorados nessa monografia foram o fingimento e seu vínculo com as múltiplas personalidades do autor, que transbordam para a sua poesia, com a qual ele tem uma conturbada relação. Por fim, desejo somar às pesquisas sobre a obra de Fernando Pessoa, propondo discussões originais e relevantes para o estudo do autor e da Literatura Portuguesa em geral, aplicando um conceito pouco usado nesse contexto — a metalinguagem. ...
Abstract
The main goal of this monograph is to analyze the manner in which metalinguistics is expressed in the orthonymic poetry of Fernando Pessoa under the light of European Modernism, and how it is utilized to reveal the relationship of the poet with his work object. To do so, I investigate the socio-historical context of the 20th century and how it influenced the transformations faced by the artistic community at that time, according to the studies of Décio Pignatari (2004) and Walter Benjamin (1987 ...
The main goal of this monograph is to analyze the manner in which metalinguistics is expressed in the orthonymic poetry of Fernando Pessoa under the light of European Modernism, and how it is utilized to reveal the relationship of the poet with his work object. To do so, I investigate the socio-historical context of the 20th century and how it influenced the transformations faced by the artistic community at that time, according to the studies of Décio Pignatari (2004) and Walter Benjamin (1987). Also, I seek to define the concept of metalinguistics and to explore its origins, based on the books A Metalinguagem (1986), by Samira Chalhub, and Linguística e Comunicação (1975), by Roman Jakobson, to propose an overview of the factors that led to the appropriation of this resource by the modernist poets as a reaction to the changes introduced by the Second Industrial Revolution. The corpus of analysis of the present work is composed of eleven orthonymic poems, which date from 1930 to 1933 and are divided into two parts: a) “Há quanto tempo não canto”, “Meus versos são meu sonho dado”, “Há quase um ano não escrevo.”, and “A lavadeira no tanque”, found in the first section of chapter two, which is related to the agony of the poetic making; b) “Quero ser livre insincero”, “Tenho uma pena que escreve”, “Autopsicografia”, “Eu sou uma antologia”, “Não meu, não meu é quanto escrevo,”, “ISTO”, and “I – Sim, farei...; e hora a hora passa o dia...”, used to approach the matter of his faking, theme of the subsequent section. These poems will be examined according to the formal structure of the genre, along with linguistic and literary aspects, which are evidently connected. Additionally, I emphasize the role of Fernando Pessoa in the establishment of Modernism in Portugal, while investigating how the poet navigates the movement and what are its implications in his writing. The main features related to the poetic making of Pessoa explored in this monograph were the faking and its ties to the multiple personalities of the author, which bleed into his poetry, a delicate aspect of his life. Finally, I wish to add to the research about the work of Fernando Pessoa by proposing original arguments that are relevant to the studies of the author and Portuguese literature in general, applying a concept that is scarcely used in this context — that of metalinguistics. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
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TCC Letras (1219)
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