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dc.contributor.advisorBorenstein, Denispt_BR
dc.contributor.authorStrauss, Luisa Marielept_BR
dc.date.accessioned2010-07-10T04:18:56Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/24517pt_BR
dc.description.abstractO ensino superior no Brasil experimentou uma rápida expansão a partir da publicação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996 e da flexibilização do Governo para abertura de novos cursos e instituições de ensino, impulsionado principalmente pelo setor privado. Apesar desta expansão, o Brasil ainda não atingiu a meta prevista no Plano Nacional de Educação: 30% de jovens de 18 a 24 anos no ensino superior. Além disso, a procura por cursos de graduação apresenta sinais de retração, caracterizando um sistema com rápido crescimento inicial seguido de estagnação. O presente trabalho propõe compreender a dinâmica desse sistema por meio da construção de um modelo em Dinâmica de Sistemas, analisando o ensino superior de graduação. O modelo considera regulação, metas, demanda, oferta e, especialmente, o equilíbrio entre setores público e privado. A metodologia de trabalho consistiu nas etapas de definição do problema, formulação da hipótese dinâmica, construção do modelo de simulação, validação e experimentação. Esta etapa resultou em análise de cenários alternativos para o ensino superior de graduação brasileiro. Como resultado, o trabalho permite analisar o comportamento possível das principais variáveis em cada cenário e fazer especulações sobre variáveis não mensuradas no sistema real.pt_BR
dc.description.abstractHigher education in Brazil has experienced a rapid expansion since the publication of the Directives and Bases Law (LDB) in 1996 and the pliability of the Government for the launching of new programs and educational institutions, mainly driven by the private sector. Despite this expansion, Brazil has not yet reached the aim expected in the Education National Plan: 30% of young people from 18 to 24 years old in higher education. Moreover, the demand for undergraduate programs presents signs of retraction, characterizing a system with fast initial growth followed by stagnation. This thesis proposes to understand the dynamics of this system by developing a model in System Dynamics, analyzing the undergraduate higher education. The model considers regulation, aims, demand, supply and especially the balance between public and private sectors. The methodology consists in the stages of problem definition, formulation of the dynamic hypothesis, development of the simulation model and in the validation and scenario testing. This step resulted in an analysis of alternative scenarios for the Brazilian undergraduate higher education. As a result, this thesis allows one to analyze the possible behavior of key variables in each scenario and to make observations on the variables that are not defined in the real system.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectSystem dynamicsen
dc.subjectModellingen
dc.subjectModelagem de sistemaspt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectDinâmica de sistemaspt_BR
dc.subjectLDBen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectPNEen
dc.titleUm modelo em dinâmica de sistemas para o ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000747558pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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