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dc.contributor.advisorSantos, Cristiane Pizzutti dospt_BR
dc.contributor.authorLanfredi, Cláudiapt_BR
dc.date.accessioned2010-07-10T04:18:56Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/24516pt_BR
dc.description.abstractToda transação entre consumidor e empresa é suscetível a falhas. Uma das ações que o consumidor pode realizar para comunicar a sua insatisfação é o registro da reclamação junto à empresa. Os grupos de referência têm grande importância no processo de decisão do consumidor, e, dada esta importância, o propósito da presente investigação é o de identificar e analisar a influência destes grupos de referência no comportamento de reclamação do consumidor à empresa. Foi feita uma pesquisa qualitativa que utiliza como técnica entrevistas em profundidade. Foram entrevistados 17 consumidores com recente histórico de reclamação à empresa, cujos processos foram encerrados em até três meses. O método de análise empregado foi o da análise qualitativa de conteúdo, e os dados foram manipulados com auxílio do software QSR NVIVO 8. As análises foram feitas à luz das teorias sobre reclamação de clientes e sobre os grupos de referências. Os resultados encontrados ao longo do trabalho aqui apresentado indicam um papel relevante dos grupos de referência para as escolhas do consumidor sobre como proceder frente à reclamação à empresa. Foram constatadas as influências informacional e normativa, sendo esta última observada em três situações distintas: quando há pressão por conformidade; quando o consumidor deseja seguir as regras do grupo; e quando almeja obter reconhecimento pelos seus atos. Além disto, os relatos demonstram que houve interferência dos grupos antes, durante e ao finalizar a reclamação. Também são apresentadas considerações sobre o processo de reclamação e algumas de suas implicações gerenciais.pt_BR
dc.description.abstractEvery transaction between consumer and company is susceptible to failures. One of the actions that consumers can take to communicate their dissatisfaction is to record their complaints to the company. Considering the great importance that reference groups have in the consumer decision, the purpose of this research is to identify and analyze the influence of these reference groups in the behavior of consumer complaint to the company. A qualitative research was done, using in-depth interviews as method. Seventeen consumers with recent history of complaints to the companies were interviewed, whose processes were closed within three months. The analysis method used was the content qualitative analysis, and data were manipulated with QSR NVIVO 8 software. Analyses were made based on the theories of customer complaints and reference groups. The results verified in this study indicate a relevant role of reference groups for consumer choices about how to proceed the complaint to the company. It was verified the informational and normative influences, the latter being observed in three different situations: when there is pressure for conformity, when consumers want to follow the rules of the group, and when he/she desire to obtain recognition for his/her acts. Besides this, the reports revealed that there was interference of the groups before, during and at the end of the complaint. The study also presents considerations about the complaint process and some of its managerial implications.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReference groupsen
dc.subjectInsatisfação do consumidorpt_BR
dc.subjectComplaint to the companyen
dc.subjectProcesso de decisãopt_BR
dc.subjectConsumidorpt_BR
dc.subjectComplaint processen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectGrupos de referênciapt_BR
dc.titleA influência dos grupos de referência no comportamento de reclamação do consumidor à empresapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000747523pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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