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dc.contributor.advisorFioreze, Leandra Anversapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Patrícia Maurer dept_BR
dc.date.accessioned2022-07-15T04:47:54Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/242524pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por finalidade analisar obras de literatura infantil que abordam a Matemática nos Anos Iniciais do ensino fundamental sobre o prisma do Pensamento Computacional e da compreensão leitora demonstrando como estas habilidades metacognitivas podem estar aliadas com a finalidade de contribuir no entendimento de textos. Os objetivos que balizaram a investigação foram o de pesquisar e descrever o Pensamento Computacional e a compreensão leitora, bem como estabelecer possíveis relações entre eles. Por fim, analisar obras de literatura por meio deste construto teórico, de modo que se possa utilizar estratégias didáticas no intuito de subsidiar práticas pedagógicas em que os referidos conceitos estejam presentes, foi também pretensão desta escrita. A discussão deste estudo foi baseada em autores que versam sobre o Pensamento Computacional e a compreensão leitora, tais como Bagno (2012), Marcuschi (2020), Solé (2014), Goodman (1987), Papert (1980; 1994), Resnick (2020), Wing (2016), Brackmann (2017), Liukas (2019), entre outros. A pesquisa qualitativa, de cunho documental, através do referencial teórico selecionado, teve o material empírico analisado a partir de cinco categorias, a saber: abstração/seleção, decomposição/predição, reconhecimento de padrões/inferência, algoritmo/confirmação, depuração/autocorreção. Para referir brevemente do que tratam estes conceitos, pontua-se que a abstração/seleção acontece quando o leitor retém em sua memória somente as informações lidas que são mais importantes para o entendimento. Decomposição/predição são pequenas pausas feitas na leitura para prever o assunto que virá na sequência durante o ato de ler. Já o reconhecimento de padrões/inferência ocorre no momento em que se lê aquilo que está subentendido, ou seja, as relações possíveis do conteúdo textual com os conhecimentos prévios do leitor. Algoritmo/confirmação dá-se quando se realiza síntese do que foi lido. Por último, a estratégia de depuração/autocorreção é acionada na ocasião em que o leitor precisa avaliar e retificar um possível equívoco cometido durante a leitura. As considerações finais apontam que, embora a compreensão leitora e as habilidades do Pensamento Computacional não se circunscrevem às que foram descritas neste trabalho, estas avaliadas na discussão teórica se mostram ser um meio didático para promover a proficiência em leitura.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titlePensamento computacional e compreensão leitora : como estes conceitos se relacionam e como associá-los a obras de literatura infantil que abordam a matemática nos anos iniciais?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSperrhake, Renatapt_BR
dc.identifier.nrb001144689pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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