Cora decide coreografar : arteirices e literatura em jogo de composição coreográfica
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho disserta sobre processos de criação, nos quais um texto narrativo de caráter ficcional, intitulado Cora decide dançar…, que apresenta algumas personagens inspiradas em artistas com diferentes métodos de composição coreográfica, é entendido como um disparador imaginativo para a criação cênica. A alusão ao título do texto literário, trocando dançar por coreografar, nesta pesquisa remete aos modos de viabilizar a experimentação cênica e coreográfica, que inicialmente se alicerçava no ...
Este trabalho disserta sobre processos de criação, nos quais um texto narrativo de caráter ficcional, intitulado Cora decide dançar…, que apresenta algumas personagens inspiradas em artistas com diferentes métodos de composição coreográfica, é entendido como um disparador imaginativo para a criação cênica. A alusão ao título do texto literário, trocando dançar por coreografar, nesta pesquisa remete aos modos de viabilizar a experimentação cênica e coreográfica, que inicialmente se alicerçava no conceito de protagonismo infantil. Com mudanças provocadas pelo necessário distanciamento social, causadas pela pandemia de Covid-19, o olhar e o objetivo da pesquisa se deslocaram do protagonismo das crianças em processos de criação para a conduta da professora. Explorando ideias e discussões acerca do protagonismo docente e discente, da educação pelo sensível e pela experiência, o estudo chega na elaboração de um jogo de composição coreográfica inspirado na estrutura dos RPG ‘s, Role Playing Games. Além de explorar as características de um jogo clássico e detalhar como o jogo de composição coreográfica pode ser jogado, a dissertação apresenta possibilidades de seu uso em diferentes cenários educativos na tentativa de provocar o estado criativo em todos que participam dele, inclusive do docente que o conduz, o que nesta pesquisa foi denominado de estado arteiro. ...
Abstract
This work discourses about creation processes, in which a narrative text of fictional character, entitled “Cora decides to dance…”, that presents some characters inspired in artists with different methods of choreographic creation, is understood as an imaginative trigger for the performing creation. The allusion to the title of the literary text, exchanging “dance” to “choreograph”, in this research refers to the ways of making viable the performing and choreographic experimentation, that initi ...
This work discourses about creation processes, in which a narrative text of fictional character, entitled “Cora decides to dance…”, that presents some characters inspired in artists with different methods of choreographic creation, is understood as an imaginative trigger for the performing creation. The allusion to the title of the literary text, exchanging “dance” to “choreograph”, in this research refers to the ways of making viable the performing and choreographic experimentation, that initially was founded on the concept of the infant as a protagonist. With the changes provoked by the necessary social distancing, caused by the Covid-19 pandemic, the view and the goal of the research were dislocated from the infant as a protagonist in creation processes to the teacher’s conduct. Exploring ideas and discussions about teaching and student body leading roles, the education through sensitivity and experience, the study comes to the elaboration of a choreographic composition game inspired in the structure of RPGs, Role Playing Games. Besides exploring the characteristics of a classic game and detailing how the choreographic composition game can be played, the dissertation presents possibilities of its use in different educational scenarios in the attempt of provoking the creativity state in all of those who take part in it, including the teacher who guides it, which in this research was named crafty state. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2893)Artes Cênicas (221)
Este item está licenciado na Creative Commons License