Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPacievitch, Carolinept_BR
dc.contributor.authorTasca, Luana Raquel da Rozapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-08T04:49:30Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/242040pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa investiga a percepção do tempo entre as relações das crianças em uma turma de 1º ano dos anos iniciais de uma escola da rede pública. Mais especificamente, este estudo tem por objetivo relatar uma pesquisa etnográfica feita a respeito de como as noções de tempo e de tempo histórico são inseridas no contexto de aprendizagem de uma turma de 1º ano. Para isso, em um primeiro momento, se farão breves considerações acerca dos conceitos de tempo e tempo histórico. Em seguida, a pesquisa se desloca para o processo anterior ao período observacional dos alunos, especifica as etapas que ocorreram antes de se iniciar as observações, e traz um contexto a respeito da escola e do espaço de desenvolvimento deste estudo. Depois, será relatado como foram as observações, trazendo destaques, em recortes de cena mostrando quando o “tempo" se faz presente nos diálogos dos alunos, ou quando as noções de tempo estão implícitas na fala da docente responsável. Também, serão descritas as percepções sobre o tempo que as crianças manifestaram durante as aulas, fazendo uso de marcadores para compreender sua passagem – é nos diálogos que elas manifestam seu conhecimento prévio e se apropriam do conceito. Por fim, há a conclusão das observações, que levantou a hipótese de que as crianças trazem consigo um conhecimento prévio sobre o tempo, mas que procuram encontrar, na rotina da turma, marcadores para compreender a passagem desse para organizar também o seu pensamento.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleO ensino de história nos anos iniciais : tecendo proposições sobre o tempo em uma turma de 1ºanopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001144495pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples