Por trás do supermercado : uma proposta de projeto didático conectando a língua portuguesa com a educação ambiental
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso visa propor um projeto didático interdisciplinar conectando aprendizados em Língua Portuguesa com questões de sustentabilidade e meio ambiente. Esta proposta alia o objetivo de formar leitores e de desenvolver a autoria e a cidadania em sala de aula com os objetivos de uma Educação Ambiental mais efetiva, que aborde os problemas ecológicos em suas dimensões humanas, culturais e linguísticas. Para isso, é apresentada uma revisão bibliográfica sobre a con ...
O presente trabalho de conclusão de curso visa propor um projeto didático interdisciplinar conectando aprendizados em Língua Portuguesa com questões de sustentabilidade e meio ambiente. Esta proposta alia o objetivo de formar leitores e de desenvolver a autoria e a cidadania em sala de aula com os objetivos de uma Educação Ambiental mais efetiva, que aborde os problemas ecológicos em suas dimensões humanas, culturais e linguísticas. Para isso, é apresentada uma revisão bibliográfica sobre a construção da interdisciplinaridade e, a partir disso, as perspectivas pedagógicas contemporâneas de Língua Portuguesa e de Ciências da Natureza são colocadas em consonância, direcionadas ao mesmo horizonte de aprendizagem. O projeto didático aqui proposto - Por trás do supermercado: nosso consumo e o mundo , centrado na temática do consumo consciente, propõe um percurso de investigação sobre os produtos presentes na rotina da turma e seu grau de sustentabilidade. Apresentado em um Caderno do Aluno e um Caderno do Professor, o projeto estimula competências de leitura e autoria através do gênero estruturante texto informativo, apoiado por gêneros textuais como o encarte de supermercado e o texto publicitário, além de propor ações ecológicas na comunidade escolar. A fundamentação teórica do presente trabalho inclui Bertrand (1997), Simões (2012) e Kindel (2012), além de buscar apoio nas perspectivas de autores como Paulo Freire e Hilton Japiassu e nos modelos didáticos apresentados pelos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (2009). ...
Abstract
This paper aims at proposing an interdisciplinary school project that connects Portuguese language learning with sustainability and the environment. This proposal unites the objectives of developing reading, authorship and problem solving with the aims of a more effective Environmental Education, which addresses ecological problems in its human, cultural and linguistic dimensions. To achieve this, a bibliographic review on the construction of interdisciplinarity is presented and, from that, the ...
This paper aims at proposing an interdisciplinary school project that connects Portuguese language learning with sustainability and the environment. This proposal unites the objectives of developing reading, authorship and problem solving with the aims of a more effective Environmental Education, which addresses ecological problems in its human, cultural and linguistic dimensions. To achieve this, a bibliographic review on the construction of interdisciplinarity is presented and, from that, the contemporary pedagogical perspectives on Portuguese and Science are dealt in accordance towards the same learning horizon. The project - Behind the supermarket: our consumption and the world, proposes an investigative path on the products used by the students in their daily lives and the sustainability of it. Presented in Student’s book and Teacher’s book, the project stimulates reading and authorship competences through informative texts and supporting genres such as supermarket flyers and advertisements, besides proposing ecological action in the school community. The theoretical background of this study includes Bertrand (1997), Simões (2012) and Kindel (2012), besides being supported by the perspectives of authors such as Paulo Freire and Hilton Japiassu, and by the educational models presented by Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (2009). ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1237)
Este item está licenciado na Creative Commons License