Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Marcia Moura dapt_BR
dc.contributor.authorRosa, Kelly Carrion dapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-07T04:57:27Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/241995pt_BR
dc.description.abstractAinda pouco explorado nos Estudos da Tradução, o texto infantojuvenil é ambivalente por poder servir tanto ao leitor mirim quanto ao adulto, sendo que tal ambivalência também está presente em sua tradução. O objeto da presente análise é o clássico infantojuvenil Peter Pan, de J. M. Barrie. A edição da Editora Zahar aqui analisada, traduzida por Júlia Romeu, faz parte de uma coleção luxuosa de clássicos e encanta pela sua apresentação caprichosa, com cores e ilustrações que a enriquecem. Porém, a presença de elementos que vão além do texto em si (paratextos), parece indicar que a edição é voltada para adultos. Isto posto, a análise aqui proposta tem por foco as notas de rodapé, escritas pelo tradutor Tiago Lins, e não pela tradutora da obra. Segundo Frías (2014), as notas de rodapé em textos infantis facilitariam a compreensão. Assim, objetiva-se verificar se as notas de tradução da edição de Peter Pan cumprem esse papel. Para isso, vinte notas foram selecionadas com base na relevância das informações. Essas notas serão classificadas com base em Mittmann (2003) e Zavaglia, Renard e Janczur (2015). Os conceitos de paratexto (GENETTE, 2009) e paratradução (FRÍAS, 2014), assim como tradução infantojuvenil (OITTINEN, 2000; SHAVIT, 1986), servirão como aporte teórico para a presente discussão. Os resultados mostram que a maioria das notas não cumpre o papel de simplificar a compreensão para o leitor mirim, o que reforça o entendimento de que a edição está voltada para o público adulto.pt_BR
dc.description.abstractUnderexplored in Translation Studies, children’s books are ambivalent because they attract both adults and child readers, and such ambivalence is also present in their translations. This monograph focus on the analysis of Peter Pan, by J. M. Barrie. The edition produced by Zahar Publisher, translated by Júlia Romeu belongs to a deluxe collection of classics, enriched with attractive colors and illustrations. However, the presence of paratexts, material that surrounds the main text, seems to indicate that the edition is aimed at an adult readership. The analysis herein proposed focuses on the footnotes, which were written by another translator. According to Frías (2014), footnotes in children's texts can facilitate understanding. Thus, the aim is to verify if the footnotes in Peter Pan's translation fulfill this function. Twenty footnotes were selected for this study in accordance with their relevance. These footnotes will be classified based on Mittmann (2003) and Zavaglia, Renard and Janczur (2015). The concepts of paratext (GENETTE, 2009) and paratranslation (FRÍAS, 2014), as well as translation of children’s literature (OITTINEN, 2000; SHAVIT, 1986), will support the theoretical discussion. The results show that the majority of the footnotes do not facilitate understanding for the child reader, which reinforces the idea that the edition is aimed at an adult readership.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBarrie, J. M. (James Matthew) , 1860-1937. Peter Pan : Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectPeter Panen
dc.subjectTranslation of children’s literatureen
dc.subjectEstudos de traduçãopt_BR
dc.subjectParatextopt_BR
dc.subjectParatextsen
dc.subjectAnálise literáriapt_BR
dc.subjectParatranslationen
dc.subjectFootnotesen
dc.titleTodas as crianças crescem, menos uma : análise das notas de rodapé na tradução de Peter Panpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001143398pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Habilitação em Tradutor Português e Inglês: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples