Perspectivas sobre atribuições de valor ao português entre estudantes e famílias de migrantes brasileiros em Toronto, Canadá : ideologias de linguagem e classe social
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este relatório de conclusão de curso busca examinar ideologias de linguagem em função de aspectos de economia política a fim de compreender práticas de linguagem transnacionais contemporâneas na experiência de migrantes brasileiros na região de Toronto Canadá. O seu objetivo é flagrar relações entre repertórios multilíngues de migrantes brasileiros em Toronto e perspectivas de atribuição de valor à língua portuguesa atreladas posições que visam à atuação no mercado de trabalho e ao reconhecimen ...
Este relatório de conclusão de curso busca examinar ideologias de linguagem em função de aspectos de economia política a fim de compreender práticas de linguagem transnacionais contemporâneas na experiência de migrantes brasileiros na região de Toronto Canadá. O seu objetivo é flagrar relações entre repertórios multilíngues de migrantes brasileiros em Toronto e perspectivas de atribuição de valor à língua portuguesa atreladas posições que visam à atuação no mercado de trabalho e ao reconhecimento de valorização do multilinguismo pelo mercado canadense. O trabalho se divide em quatro partes: na primeira, situo o quadro geral de estudos que formam a base teórica da análise, os quais tratam de língua(gem), mobilidade e a nova economia globalizada em relação a interesses políticos e econômicos de falantes, grupos e estados-nações (HELLER; MCELHINNY, 2017). Na segunda, apresento os objetivos da pesquisa e a metodologia adotada, bem como debruço-me sobre publicações de cunho etnográfico que tratam de falantes de português em Toronto e do mercado de trabalho na cidade. A partir disso, formula-se a hipótese que norteia o estudo: se habilidades multilíngues potencialmente valiosas são alienadas do sujeito, que não atribui valor ao seu repertório como possibilidade de obtenção de vantagens económicas, as diferentes posições que os falantes assumem em relação a seus repertórios podem ser indicativas de questões de desigualdade social. Assim, na terceira parte, analiso três entrevistas com famílias de migrantes brasileiros com diferentes perfis, atentando para suas posições em relação à língua portuguesa e outros repertórios multilíngues, bem como narrativas de investimento em language skills voltadas para o mercado de trabalho. Na quarta parte são apresentadas as considerações finais sobre o estudo - suas conclusões e limitações, as quais apontam para a pertinência do conceito de “etnoclasse” ao tratar de falantes de português em Toronto; a possibilidade de mobilização do conceito de “alienação” para tratar de questões de ideologias de linguagem e classe social, relacionado a manifestações de atenção a demandas do mercado de trabalho da economia política em que os entrevistados se inserem; e, por fim, em consonância com Block (2017), o reforço da importância do estudo de práticas de linguagem, migração e classe social em termos de condições materiais da vida desses falantes. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
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TCC Letras (1219)
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