A análise dos recursos semântico-discursivos de avaliatividade e de ideação em artigos de opinião produzidos em contexto acadêmico
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta monografia foi desenvolvida à luz da Linguística Sistêmico-Funcional, teoria criada por Halliday (1978) e demais seguidores, como Martin (1992), Matthiessen (1999) e Martin e Rose (2007). A teoria possui caráter social, pois seus conceitos e análises são elaborados com base na relação entre a linguagem e as estruturas da sociedade (HALLIDAY, 2001). Buscou-se analisar o estrato semântico-discursivo da linguagem em textos produzidos em contexto acadêmico. O funcionamento do estrato semântico ...
Esta monografia foi desenvolvida à luz da Linguística Sistêmico-Funcional, teoria criada por Halliday (1978) e demais seguidores, como Martin (1992), Matthiessen (1999) e Martin e Rose (2007). A teoria possui caráter social, pois seus conceitos e análises são elaborados com base na relação entre a linguagem e as estruturas da sociedade (HALLIDAY, 2001). Buscou-se analisar o estrato semântico-discursivo da linguagem em textos produzidos em contexto acadêmico. O funcionamento do estrato semântico-discursivo é compreendido nos estudos de Martin e Rose (2007), no qual os autores propõem recursos para analisar a avaliação estabelecida pelos participantes do discurso (Avaliatividade e Negociação), a construção da experiência no discurso (Ideação e Conjunção) e o fluxo de informações no texto (Periodicidade e Identificação). O objetivo principal deste estudo é identificar como os recursos semântico-discursivos de Avaliatividade e de Ideação atuam em artigos de opinião produzidos em contexto acadêmico. A pesquisa é de natureza qualitativa documental; os procedimentos metodológicos mobilizados para sua realização foram selecionar uma amostra representativa composta por três artigos de opinião produzidos em contexto acadêmico e analisá-los por meio da metodologia de análise semântico-discursiva de Martin e Rose (2007) com os recursos de Avaliatividade e de Ideação. Os resultados revelam a forma como os autores avaliam participantes no texto ao desenvolverem a discussão em um gênero argumentativo e as relações mobilizadas para construir a experiência em um discurso que objetiva defender um ponto de vista. ...
Abstract
This monograph was developed through Systemic-Functional Linguistics, a theory created by Halliday (1978) and other followers, such as Martin (1992), Matthiessen (1999) and Martin and Rose (2007). This theory has a social character, as its concepts and analyzes are based on the relationship between language and the structures of society (HALLIDAY, 2001). From this perspective, it was intended to observe the semantic-discursive stratum of language in texts produced in an academic context. The fu ...
This monograph was developed through Systemic-Functional Linguistics, a theory created by Halliday (1978) and other followers, such as Martin (1992), Matthiessen (1999) and Martin and Rose (2007). This theory has a social character, as its concepts and analyzes are based on the relationship between language and the structures of society (HALLIDAY, 2001). From this perspective, it was intended to observe the semantic-discursive stratum of language in texts produced in an academic context. The functioning of the semantic-discursive stratum is understood in studies by Martin and Rose (2007), in which the authors present resources to analyze the evaluation established by participants of the discourse (Appraisal and Negotiation), the construction of experience in discourse (Ideation and Conjunction) and the flow of information in texts (Periodicity and Identification). Thus, the main objective of this study is to identify how the semantic-discursive resources Appraisal and Ideation act in opinion articles produced in academic context. The research is a documentary qualitative nature; the methodological procedures used to develop it were to select a representative sample composed of three opinion articles produced in academic context and analyze them through the methodology of semantic-discursive analysis of Martin and Rose (2007) with the resources of Appraisal and Ideation. The results reveal how authors evaluate participants in the text when developing the discussion in an argumentative genre and the relationships mobilized to build the experience in a discourse that aims to defend a point of view. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Inglês: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1219)
Este item está licenciado na Creative Commons License