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dc.contributor.advisorBello, Samuel Edmundo Lopezpt_BR
dc.contributor.authorWood, Felipi Oliveira da Silva Steffenspt_BR
dc.date.accessioned2022-07-05T05:09:09Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/241844pt_BR
dc.description.abstractA análise das enunciações e de suas implicações para gerar respostas distintas pode auxiliar a pensar a melhor maneira de formular problemas matemáticos. Com este objetivo, o presente trabalho apresenta um breve compilado da filosofia de Ludwig Wittgenstein, acompanhado de uma analítica interpretativa em respostas de Problemas de Pesquisa Aberta ocorridos em práticas de ensino de estatística em nível médio na gramática do ensino remoto. Sob a lente teórica de Wittgenstein consideram-se os problemas matemáticos como jogos de linguagem, permitindo que as palavras assumam significados diferentes quando postas sob jogos diferentes. A partir da analítica-interpretativa de registros de um relatório de estágio, inferiu-se que uma mesma enunciação pode implicar respostas distintas, que enunciações, mesmo com semelhanças de família, caracterizam jogos de problemas distintos. Especula-se, ainda, que há implicância do jogo de linguagem escolar como um todo na hora da resposta a uma enunciação dada. E, por fim, que enunciações são dotadas potencialmente de diferentes significações. Há a pretensão de futuramente realizar-se estudos sobre as relações de poder que permeiam a linguagem, visando assim compreender ainda melhor o que orienta as ações de praticantes.pt_BR
dc.description.abstractThe analysis of statements and their implications to generate different answers can help to think about the best way to formulate mathematical problems. With this objective, the present work presents a brief compilation of Ludwig Wittgenstein’s philosophy, followed by an interpretative analysis of answers to Open Research Problems that occurred in teaching practices of statistics at secondary level in the grammar of remote teaching. Under the theoretical lens of Wittgenstein, mathematical problems are considered as language games governed by rules and which allows words to assume different meanings when placed under different games. From the analytical-interpretative of records of an internship report, it was inferred that the same statements can imply different answers, that similar statements characterize different problem games. It was also found that there is an implication of the school language game as a whole when responding to a given statement. And, finally, that statements are endowed with the potential of different meanings. There is the intention to carry out studies on the power relations that permeate language in the future in order to understand even better what guides the actions of practitioners.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStatistics teaching practicesen
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectJogos de linguagempt_BR
dc.subjectLanguage gamesen
dc.subjectEnsino de estatísticapt_BR
dc.subjectOpen research problemsen
dc.titleProblemas de pesquisa aberta como jogos de linguagem : uma analítica wittgensteiniana em práticas de ensino de estatística escolar no ensino médio na gramática do modelo de ensino remotopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001143209pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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