Uma aula singular : formação, docência e currículo
dc.contributor.advisor | Uberti, Luciane | pt_BR |
dc.contributor.author | Caroly, Andressa Goulart | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-05T05:09:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/241836 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre experiências discentes de ensino ao longo de minha própria formação acadêmica no curso de Licenciatura em Ciências Sociais e sobre as experiências docentes ao longo dos Estágios Obrigatórios de Docência I e II. Para tanto realiza um exercício analítico pontual através do conceito de observação participante. Assim, primeiro, realiza um movimento de rememoração dessas experiências de forma a construir uma problematização de meu processo de formação. Em um segundo momento, considerando algumas discussões sobre currículo, busca-se compreender os diferentes discursos e enunciações acerca do conceito de aula em quatro perspectivas educacionais que refletem sobre o currículo, a saber: tradicional, crítica, pós-critica e perspectivista. Por fim, busca-se pensar uma concepção de currículo e, consequentemente, de aula e educação a partir de inspirações provenientes do conceito de "Educação da Atenção" do antropólogo Tim Ingold. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Observação participante | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | Uma aula singular : formação, docência e currículo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001142918 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License