Uma aula singular : formação, docência e currículo
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre experiências discentes de ensino ao longo de minha própria formação acadêmica no curso de Licenciatura em Ciências Sociais e sobre as experiências docentes ao longo dos Estágios Obrigatórios de Docência I e II. Para tanto realiza um exercício analítico pontual através do conceito de observação participante. Assim, primeiro, realiza um movimento de rememoração dessas experiências de forma a construir uma problematização de meu processo de form ...
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre experiências discentes de ensino ao longo de minha própria formação acadêmica no curso de Licenciatura em Ciências Sociais e sobre as experiências docentes ao longo dos Estágios Obrigatórios de Docência I e II. Para tanto realiza um exercício analítico pontual através do conceito de observação participante. Assim, primeiro, realiza um movimento de rememoração dessas experiências de forma a construir uma problematização de meu processo de formação. Em um segundo momento, considerando algumas discussões sobre currículo, busca-se compreender os diferentes discursos e enunciações acerca do conceito de aula em quatro perspectivas educacionais que refletem sobre o currículo, a saber: tradicional, crítica, pós-critica e perspectivista. Por fim, busca-se pensar uma concepção de currículo e, consequentemente, de aula e educação a partir de inspirações provenientes do conceito de "Educação da Atenção" do antropólogo Tim Ingold. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Sociais (762)
Este item está licenciado na Creative Commons License