Fotografando multiplicidades : imaginando a vida da escola
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo pensar as multiplicidades que compõem uma escola. Para tal, realiza, primeiro, uma incursão nas discussões sobre Teorias de Currículo através de dois movimentos: a) didatização com auxílio de Tomaz Tadeu da Silva e b) movimento de embaralhamento de fronteiras, no qual a imagem do patchwork nos guia. Esse procedimento tem como fio condutor pensar sobre o que pode a educação. Após, para fazer proliferar as multiplicidades, apresenta um trabalho realizado com ...
O presente trabalho tem como objetivo pensar as multiplicidades que compõem uma escola. Para tal, realiza, primeiro, uma incursão nas discussões sobre Teorias de Currículo através de dois movimentos: a) didatização com auxílio de Tomaz Tadeu da Silva e b) movimento de embaralhamento de fronteiras, no qual a imagem do patchwork nos guia. Esse procedimento tem como fio condutor pensar sobre o que pode a educação. Após, para fazer proliferar as multiplicidades, apresenta um trabalho realizado com estudantes de duas turmas de segundo ano do Ensino Médio regular, de uma escola estadual do município de Porto Alegre, no qual esses sujeitos fotografaram sua escola tendo em mente a questão "Qual o significado que a escola tem para você?". Entre um procedimento e outro discussões sobre fotografia escolar, escola e vida vão compondo esse trabalho. Ao final, uma breve reflexão sobre docência é realizada. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Sociais (762)
Este item está licenciado na Creative Commons License