Mostrar registro simples

dc.contributor.authorHammes, Lúcio Jorgept_BR
dc.contributor.authorHammes, Itamar Luíspt_BR
dc.contributor.authorZitkoski, Jaime Josépt_BR
dc.date.accessioned2022-07-02T05:13:39Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1678-166Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/241643pt_BR
dc.description.abstractA gestão educacional tem em Paulo Freire referência destacada na academia e contribui para o desenvolvimento de pesquisas na pós-graduação. Partindo dos dados coletados nos trabalhos de conclusão de três programas de Pós-Graduação do Rio Grande do Sul, fez-se uma abordagem qualitativa, na perspectiva metodológica da abordagem da análise documental. Os resultados apontaram para a importância dessas pesquisas para superar a educação bancária e compreender a gestão das práticas educativas e das políticas públicas, tendo presente a perspectiva interdisciplinar da obra de Paulo Freire. Esse diálogo, constatado nas pesquisas, pode ajudar a qualificar a gestão educacional na ação educativa e na gestão das redes de ensino.pt_BR
dc.description.abstractEducational management has a prominent reference in Paulo Freire in the academy and contributes to the development of research in graduate studies. Based on the data collected in conclusion works of three Graduate Programs in Rio Grande do Sul, a qualitative approach was made, in the methodological perspective of the document analysis approach. The results pointed to the importance of these researches to overcome banking education and to understand the management of educational practices and public policies, bearing in mind the interdisciplinary perspective of Paulo Freire’s work. This dialogue, verified in the researches, can help to qualify educational management in the educational action and the management of the education networks.en
dc.description.abstractLa gestión educativa tiene un referente destacado en Paulo Freire en el ámbito académico y contribuye al desarrollo de la investigación de posgrado. A partir de los datos recogidos en los trabajos de conclusión de tres Posgrados en Rio Grande do Sul, se realizó un abordaje cualitativo, en la perspectiva metodológica del enfoque de análisis documental. Los resultados señalaron la importancia de estas investigaciones para superar la educación bancaria y comprender la gestión de las prácticas educativas y las políticas públicas, teniendo en cuenta la perspectiva interdisciplinar del trabajo de Paulo Freire. Este diálogo, verificado en las investigaciones, puede ayudar a capacitar la gestión educativa en la acción educativa y en la gestión de las redes educativas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de política e administração da educação. Porto Alegre, RS. Vol. 37, n. 2 (maio/ago. 2021), p. 867-885pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducational managementen
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectResearchesen
dc.subjectGraduate studiesen
dc.subjectGestión educativaes
dc.subjectInvestigacioneses
dc.subjectPosgradoes
dc.titlePaulo Freire e a gestão da educação : análise das pesquisas em três programas de pós-graduação do Brasilpt_BR
dc.title.alternativePaulo Freire and educational management : analysis of research in three brazilian graduate programsen
dc.title.alternativePaulo Freire y la gestión de la educación : análisis de la investigación en tres posgrados en Brasiles
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001143893pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples