Paulo Freire e a gestão da educação : análise das pesquisas em três programas de pós-graduação do Brasil
dc.contributor.author | Hammes, Lúcio Jorge | pt_BR |
dc.contributor.author | Hammes, Itamar Luís | pt_BR |
dc.contributor.author | Zitkoski, Jaime José | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-02T05:13:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1678-166X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/241643 | pt_BR |
dc.description.abstract | A gestão educacional tem em Paulo Freire referência destacada na academia e contribui para o desenvolvimento de pesquisas na pós-graduação. Partindo dos dados coletados nos trabalhos de conclusão de três programas de Pós-Graduação do Rio Grande do Sul, fez-se uma abordagem qualitativa, na perspectiva metodológica da abordagem da análise documental. Os resultados apontaram para a importância dessas pesquisas para superar a educação bancária e compreender a gestão das práticas educativas e das políticas públicas, tendo presente a perspectiva interdisciplinar da obra de Paulo Freire. Esse diálogo, constatado nas pesquisas, pode ajudar a qualificar a gestão educacional na ação educativa e na gestão das redes de ensino. | pt_BR |
dc.description.abstract | Educational management has a prominent reference in Paulo Freire in the academy and contributes to the development of research in graduate studies. Based on the data collected in conclusion works of three Graduate Programs in Rio Grande do Sul, a qualitative approach was made, in the methodological perspective of the document analysis approach. The results pointed to the importance of these researches to overcome banking education and to understand the management of educational practices and public policies, bearing in mind the interdisciplinary perspective of Paulo Freire’s work. This dialogue, verified in the researches, can help to qualify educational management in the educational action and the management of the education networks. | en |
dc.description.abstract | La gestión educativa tiene un referente destacado en Paulo Freire en el ámbito académico y contribuye al desarrollo de la investigación de posgrado. A partir de los datos recogidos en los trabajos de conclusión de tres Posgrados en Rio Grande do Sul, se realizó un abordaje cualitativo, en la perspectiva metodológica del enfoque de análisis documental. Los resultados señalaron la importancia de estas investigaciones para superar la educación bancaria y comprender la gestión de las prácticas educativas y las políticas públicas, teniendo en cuenta la perspectiva interdisciplinar del trabajo de Paulo Freire. Este diálogo, verificado en las investigaciones, puede ayudar a capacitar la gestión educativa en la acción educativa y en la gestión de las redes educativas. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de política e administração da educação. Porto Alegre, RS. Vol. 37, n. 2 (maio/ago. 2021), p. 867-885 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educational management | en |
dc.subject | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.subject | Researches | en |
dc.subject | Graduate studies | en |
dc.subject | Gestión educativa | es |
dc.subject | Investigaciones | es |
dc.subject | Posgrado | es |
dc.title | Paulo Freire e a gestão da educação : análise das pesquisas em três programas de pós-graduação do Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Paulo Freire and educational management : analysis of research in three brazilian graduate programs | en |
dc.title.alternative | Paulo Freire y la gestión de la educación : análisis de la investigación en tres posgrados en Brasil | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001143893 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40280)Humanities (6918)