Biotext microscopies in the classroom : perecquian propositions
dc.contributor.author | Adó, Máximo Daniel Lamela | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-02T05:12:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0103-7307 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/241616 | pt_BR |
dc.description.abstract | Propõe-se pensar a sala de aula como um espaço de convívio e estudo que vive em frequente tensão. A sala de aula é prefigurada como um espaço de ação que insiste como uma prática cotidiana, mas, por ser habitual, acaba sendo um lugar disposto a dispersão. Nossa intenção é afirmar essa dispersão — no uso desse espaço — como uma abertura para as interrupções e, com isso, provocar que as leituras curriculares possam se tornar agentes da invenção de um biotetexto, pessoal e coletivo, que se tece hipertextualmente. Para isso, apresentamos a poética de Georges Perec como uma maneira de utilizar a sala de aula. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this study, we regard the classroom as a living and studying space which is often under tension. As a habitual space for actions which have persisted as daily practices, the classroom has become a place prone to dispersion. We aim to evince that such dispersion in the use of that place opens up a possibility for interruptions, thus enabling curricular readings to become agents in the invention of a personal and collective bio-text which is hypertextually intertwined. To do that, we show George Perec’s poetics as a means to use the classroom. | en |
dc.description.abstract | En este artículo se propone pensar el aula como un espacio de convivio y de estudio que vive en frecuentes tensiones. El aula es prefigurada como un espacio de actuación que insiste como práctica cotidiana, pero por habitual resulta como un sitio dispuesto a la dispersión. Nuestro intento es el de afirmar esa dispersión —en el uso de ese espacio— como una apertura a las interrupciones y, con eso, provocar que las lecturas curriculares sean agentes para la invención de un biotexto, personal y colectivo, que se hilvane hipertextualmente. Para eso presentamos la poética de Georges Perec como un modo de usar el aula. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Pro-posições. Campinas. Vol. 31, (2020), p. 1-22 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Perec, Georges, 1936-1972 | pt_BR |
dc.subject | Classroom | en |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Reading | en |
dc.subject | Aula | es |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Lectura | es |
dc.title | Biotext microscopies in the classroom : perecquian propositions | pt_BR |
dc.title.alternative | Microscopias biotextuales en el aula : proposiciones perecquianas Microscopias biotextuais em aula: proposições perecquianas | es |
dc.title.alternative | Microscopias biotextuais em aula : proposições perecquianas | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001143650 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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