Proposta de material didático de português como língua adicional : "panorama da canção popular brasileira"
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho apresenta o curso Panorama da Canção Popular Brasileira, elaborado para um contexto de ensino de português como língua adicional. Por meio da audição comentada de canções e de relações entre as canções e seus contextos de produção, circulação e recepção, busca-se formar ouvintes competentes e atentos às especificidades do discurso literomusical (COELHO DE SOUZA, 2014). O programa pedagógico proposto teve como ponto de partida os materiais didáticos do curso de Canção Brasileira , ...
Este trabalho apresenta o curso Panorama da Canção Popular Brasileira, elaborado para um contexto de ensino de português como língua adicional. Por meio da audição comentada de canções e de relações entre as canções e seus contextos de produção, circulação e recepção, busca-se formar ouvintes competentes e atentos às especificidades do discurso literomusical (COELHO DE SOUZA, 2014). O programa pedagógico proposto teve como ponto de partida os materiais didáticos do curso de Canção Brasileira , desenvolvido para o Programa de Português para Estrangeiros (UFRGS) em 2009. As unidades didáticas elaboradas propõem um aprofundamento da contextualização sócio-histórica de um conjunto de canções dos gêneros Samba, Bossa Nova, MPB e Tropicália, e Baião. A exposição a outros gêneros discursivos da esfera artístico-cultural associada às canções permite ampliar a rede de referências históricas e culturais para compreender sentidos e valores que contribuem para a construção de representações identitárias brasileiras. Discutem-se os objetivos e a organização do curso e apresenta-se a unidade didática sobre MPB e Tropicália na íntegra. Explica-se de que modo tarefas de análise e discussão de canções combinadas com outras obras artísticas podem: a) sensibilizar os alunos para aspectos sócio-históricos e culturais do Brasil que foram ou são importantes para a construção de diferentes imaginários que compõem a identidade brasileira na sua pluralidade, e b) ampliar o repertório linguístico-discursivo, musical e cultural dos alunos para participar de modo mais confiante em práticas sociais construídas em torno de canções em língua portuguesa. ...
Abstract
This paper presents the course Panorama of Brazilian Popular Music , designed for a context of Portuguese as additional language teaching. Through commented song listening and by establishing relationships between the songs and their production, circulation and reception contexts, the course aims at educating competent listeners who can recognize the specificities of literomusical discourse (COELHO DE SOUZA, 2014). The proposed syllabus had as its starting point the didactic materials of the co ...
This paper presents the course Panorama of Brazilian Popular Music , designed for a context of Portuguese as additional language teaching. Through commented song listening and by establishing relationships between the songs and their production, circulation and reception contexts, the course aims at educating competent listeners who can recognize the specificities of literomusical discourse (COELHO DE SOUZA, 2014). The proposed syllabus had as its starting point the didactic materials of the course Brazilian Music , developed for the Portuguese as Additional Language Center (UFRGS) in 2009. The lessons designed aim to deepen the socio-historical contextualization of a set of songs of the genres Samba, Bossa Nova, MPB and Tropicália, and Baião. Exposure to other discursive genres of the artistic-cultural sphere associated with the songs foster students to broaden the network of historical and cultural references to understand meanings and values that contribute to the construction of Brazilian identity representations. The objectives and organization of the course are discussed and the didactic unit on MPB and Tropicália is presented in full. Tasks that propose analysis and discussion of songs combined with other artistic works are designed to: a) make students aware of socio-historical and cultural aspects of Brazil that were or are important for the construction of different imagery that make up Brazilian identity in its plurality, and b) broaden the students' linguistic-discursive, musical and cultural repertoire to participate more confidently in social practices built around Brazilian songs. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1219)
Este item está licenciado na Creative Commons License