Abordagens somáticas na condução de práticas de hatha yoga : corporalização e autonomia
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Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho versa sobre tecer relações entre abordagens somáticas e a condução de práticas de Hatha Yoga. O objetivo geral visa investigar como diferentes abordagens somáticas operam na condução de práticas de Hatha Yoga. Os objetivos específicos pretendem compreender como o termo Educação somática é visto no meio do Yoga, reconhecer recursos pedagógicos somáticos utilizados na condução de práticas de Hatha Yoga e investigar como diferentes abordagens somáticas podem contribuir para o d ...
O presente trabalho versa sobre tecer relações entre abordagens somáticas e a condução de práticas de Hatha Yoga. O objetivo geral visa investigar como diferentes abordagens somáticas operam na condução de práticas de Hatha Yoga. Os objetivos específicos pretendem compreender como o termo Educação somática é visto no meio do Yoga, reconhecer recursos pedagógicos somáticos utilizados na condução de práticas de Hatha Yoga e investigar como diferentes abordagens somáticas podem contribuir para o desenvolvimento da corporalização e da autonomia em praticantes de Hatha Yoga. O procedimento metodológico escolhido foi a utilização de entrevistas semiestruturadas com profissionais que possuíssem formação em Yoga e que desenvolvessem seus trabalhos com Yoga através de uma abordagem somática. Dentre os resultados parciais, pode-se afirmar que no meio do Yoga compreende-se Educação Somática como um processo de autoconhecimento e refinamento da propriocepção com ênfase na percepção e na sensação, passando por um reconhecimento de estruturas corporais, padrões de movimento e estados de presença, sendo tudo isso uma experiência vivida em primeira pessoa. Foram reconhecidos como recursos pedagógicos: a condução verbal que favorece estados de consciência/percepção corporais e cuidado consigo; a anatomia experiencial e o uso de imagens, sons e toque/auto toque para reconhecer estruturas e/ou proporcionar sensações. Por fim, as abordagens somáticas podem contribuir para o desenvolvimento da corporalização através da utilização de recursos pedagógicos que proporcionam a autodescoberta do corpo, seus padrões de movimento e sensações, bem como desenvolver autonomia a partir de conduções verbais convidativas que proporcionam a exploração do corpo de maneira singular. ...
Abstract
The present work weaves about relationships between somatic approaches and Hatha Yoga practices. The general goal aims to investigate how different somatic approaches operate in Hatha Yoga practices. The specific goals intend to understand how the term Somatic Education is seen in the Yoga environment, recognize somatic pedagogical resources used in Hatha Yoga practices, and investigate how different somatic approaches can contribute to the development of embodiment and autonomy in Hatha Yoga p ...
The present work weaves about relationships between somatic approaches and Hatha Yoga practices. The general goal aims to investigate how different somatic approaches operate in Hatha Yoga practices. The specific goals intend to understand how the term Somatic Education is seen in the Yoga environment, recognize somatic pedagogical resources used in Hatha Yoga practices, and investigate how different somatic approaches can contribute to the development of embodiment and autonomy in Hatha Yoga practitioners. The methodological procedure chosen was the use of semistructured interviews with professionals who were trained in Yoga and who developed their work with Yoga through a somatic approach. Among the partial results, it can be said that in Yoga, Somatic Education is understood as a process of self-knowledge and refinement of proprioception with emphasis on perception and sensation, going through recognition of body structures, movement patterns and states of presence, all of this being a first-person experience. The following were recognized as pedagogical resources: verbal guidance that fosters states of body awareness/perception and selfcare; experiential anatomy and the use of images, sounds, and touch/self-touch to recognize structures and/or provide sensations. Finally, somatic approaches can contribute to the development of embodiment through the use of pedagogical resources that provide self-discovery of the body, its movement patterns, and sensations, as well as develop autonomy from inviting verbal conducts that provide exploration of the body in unique ways. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Dança: Licenciatura.
Coleções
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TCC Dança (148)
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