Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSastre, Cibelept_BR
dc.contributor.authorSilveira, Sabine Borgespt_BR
dc.date.accessioned2022-06-25T05:06:05Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/241105pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho versa sobre tecer relações entre abordagens somáticas e a condução de práticas de Hatha Yoga. O objetivo geral visa investigar como diferentes abordagens somáticas operam na condução de práticas de Hatha Yoga. Os objetivos específicos pretendem compreender como o termo Educação somática é visto no meio do Yoga, reconhecer recursos pedagógicos somáticos utilizados na condução de práticas de Hatha Yoga e investigar como diferentes abordagens somáticas podem contribuir para o desenvolvimento da corporalização e da autonomia em praticantes de Hatha Yoga. O procedimento metodológico escolhido foi a utilização de entrevistas semiestruturadas com profissionais que possuíssem formação em Yoga e que desenvolvessem seus trabalhos com Yoga através de uma abordagem somática. Dentre os resultados parciais, pode-se afirmar que no meio do Yoga compreende-se Educação Somática como um processo de autoconhecimento e refinamento da propriocepção com ênfase na percepção e na sensação, passando por um reconhecimento de estruturas corporais, padrões de movimento e estados de presença, sendo tudo isso uma experiência vivida em primeira pessoa. Foram reconhecidos como recursos pedagógicos: a condução verbal que favorece estados de consciência/percepção corporais e cuidado consigo; a anatomia experiencial e o uso de imagens, sons e toque/auto toque para reconhecer estruturas e/ou proporcionar sensações. Por fim, as abordagens somáticas podem contribuir para o desenvolvimento da corporalização através da utilização de recursos pedagógicos que proporcionam a autodescoberta do corpo, seus padrões de movimento e sensações, bem como desenvolver autonomia a partir de conduções verbais convidativas que proporcionam a exploração do corpo de maneira singular.pt_BR
dc.description.abstractThe present work weaves about relationships between somatic approaches and Hatha Yoga practices. The general goal aims to investigate how different somatic approaches operate in Hatha Yoga practices. The specific goals intend to understand how the term Somatic Education is seen in the Yoga environment, recognize somatic pedagogical resources used in Hatha Yoga practices, and investigate how different somatic approaches can contribute to the development of embodiment and autonomy in Hatha Yoga practitioners. The methodological procedure chosen was the use of semistructured interviews with professionals who were trained in Yoga and who developed their work with Yoga through a somatic approach. Among the partial results, it can be said that in Yoga, Somatic Education is understood as a process of self-knowledge and refinement of proprioception with emphasis on perception and sensation, going through recognition of body structures, movement patterns and states of presence, all of this being a first-person experience. The following were recognized as pedagogical resources: verbal guidance that fosters states of body awareness/perception and selfcare; experiential anatomy and the use of images, sounds, and touch/self-touch to recognize structures and/or provide sensations. Finally, somatic approaches can contribute to the development of embodiment through the use of pedagogical resources that provide self-discovery of the body, its movement patterns, and sensations, as well as develop autonomy from inviting verbal conducts that provide exploration of the body in unique ways.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectYogaen
dc.subjectYogapt_BR
dc.subjectCorporeidadept_BR
dc.subjectSomatic approachesen
dc.subjectEducação somáticapt_BR
dc.subjectEmbodimenten
dc.titleAbordagens somáticas na condução de práticas de hatha yoga : corporalização e autonomiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001143657pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationDança: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem