Entre pás e enxadas : relações interdisciplinares no currículo de matemática da Educação no/do Campo
dc.contributor.author | Sartori, Alice Stephanie Tapia | pt_BR |
dc.contributor.author | Duarte, Cláudia Glavam | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-15T04:48:18Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2238-0345 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/240396 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo compõe um projeto de pesquisa que objetiva analisar e discutir as concepções de interdisciplinaridade identificadas em pesquisas nas áreas da Educação Matemática e Ensino de Ciências relacionadas à Educação do Campo. A problemática que tratamos aqui é a seguinte: De que forma o currículo para a escola no/do campo pode ser pensado de modo a inserir a Matemática em propostas interdisciplinares com as Ciências da Natureza? São analisados, a partir da análise do discurso em uma perspectiva foucaultiana, trabalhos científicos publicados nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Os resultados da pesquisa apontam para algumas premissas curriculares defendidas na educação no/do campo e suas reverberações nos discursos analisados; destaca a temática que centraliza os objetivos de um currículo interdisciplinar: a agricultura em uma perspectiva agroecológica; e aponta reflexões sobre o sujeito professor de Matemática nesse contexto. | en |
dc.description.abstract | This study is part of a research project that aims to analyze and discuss the concepts of interdisciplinarity identified in research in the areas of Mathematics Education and Science Teaching related to Countryside Education. The issue we deal with here is the following: How can the curriculum for schools in/from the countryside be thought of in order to insert Mathematics in interdisciplinary proposals with the Natural Sciences? Scientific papers published in the annals of the National Meeting of Mathematics Education (ENEM) and in the National Meeting of Research in Science Education (ENPEC) are analyzed from the discourse analysis in a Foucauldian perspective. The research results point to some curricular premises defended in in/from the countryside education and their reverberations in the analyzed discourses; highlights the theme that centralizes the objectives of an interdisciplinary curriculum: agriculture from an agroecological perspective; and points out reflections about the Mathematics teacher subject in this context. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RIPEM: International journal for research in mathematics education [recurso eletrônico]. Brasília, DF : Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2022. Vol. 12, n. 1 (2022), p. 222-235. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Syllabus | en |
dc.subject | Mathematics Education in/from Contryside Education | en |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinarity | en |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Natural Sciences | en |
dc.subject | Ciências da natureza | pt_BR |
dc.title | Entre pás e enxadas : relações interdisciplinares no currículo de matemática da Educação no/do Campo | pt_BR |
dc.title.alternative | Between shovels and hoes : interdisciplinary relationships in the mathematics curriculum in/from the Countryside Education | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001140715 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40977)Ciências Humanas (7142)