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dc.contributor.authorSartori, Alice Stephanie Tapiapt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Cláudia Glavampt_BR
dc.date.accessioned2022-06-15T04:48:18Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2238-0345pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/240396pt_BR
dc.description.abstractEste estudo compõe um projeto de pesquisa que objetiva analisar e discutir as concepções de interdisciplinaridade identificadas em pesquisas nas áreas da Educação Matemática e Ensino de Ciências relacionadas à Educação do Campo. A problemática que tratamos aqui é a seguinte: De que forma o currículo para a escola no/do campo pode ser pensado de modo a inserir a Matemática em propostas interdisciplinares com as Ciências da Natureza? São analisados, a partir da análise do discurso em uma perspectiva foucaultiana, trabalhos científicos publicados nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Os resultados da pesquisa apontam para algumas premissas curriculares defendidas na educação no/do campo e suas reverberações nos discursos analisados; destaca a temática que centraliza os objetivos de um currículo interdisciplinar: a agricultura em uma perspectiva agroecológica; e aponta reflexões sobre o sujeito professor de Matemática nesse contexto.en
dc.description.abstractThis study is part of a research project that aims to analyze and discuss the concepts of interdisciplinarity identified in research in the areas of Mathematics Education and Science Teaching related to Countryside Education. The issue we deal with here is the following: How can the curriculum for schools in/from the countryside be thought of in order to insert Mathematics in interdisciplinary proposals with the Natural Sciences? Scientific papers published in the annals of the National Meeting of Mathematics Education (ENEM) and in the National Meeting of Research in Science Education (ENPEC) are analyzed from the discourse analysis in a Foucauldian perspective. The research results point to some curricular premises defended in in/from the countryside education and their reverberations in the analyzed discourses; highlights the theme that centralizes the objectives of an interdisciplinary curriculum: agriculture from an agroecological perspective; and points out reflections about the Mathematics teacher subject in this context.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofRIPEM: International journal for research in mathematics education [recurso eletrônico]. Brasília, DF : Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2022. Vol. 12, n. 1 (2022), p. 222-235.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectSyllabusen
dc.subjectMathematics Education in/from Contryside Educationen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectNatural Sciencesen
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.titleEntre pás e enxadas : relações interdisciplinares no currículo de matemática da Educação no/do Campopt_BR
dc.title.alternativeBetween shovels and hoes : interdisciplinary relationships in the mathematics curriculum in/from the Countryside Educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001140715pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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