Pedagogia do MST e currículo : para além dos conhecimentos autorizados
Visualizar/abrir
Data
2021Tipo
Outro título
MST pedagogy and curriculum : beyond authorized knowledge
Pedagogía del MST y currículo : más allá del conocimiento autorizado
Assunto
Resumo
O presente artigo, apresenta estudo de natureza bibliográfica, excerto de Dissertação de Mestrado em desenvolvimento, tendo como objetivo geral analisar a construção e os princípios que regem o currículo da Pedagogia do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra - MST. Nos resultados parciais que obtivemos, podemos perceber que apesar de manter uma relação estreita com o currículo tradicional, a Pedagogia do MST ultrapassa as barreiras burocráticas vinculando-se à realidade po ...
O presente artigo, apresenta estudo de natureza bibliográfica, excerto de Dissertação de Mestrado em desenvolvimento, tendo como objetivo geral analisar a construção e os princípios que regem o currículo da Pedagogia do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra - MST. Nos resultados parciais que obtivemos, podemos perceber que apesar de manter uma relação estreita com o currículo tradicional, a Pedagogia do MST ultrapassa as barreiras burocráticas vinculando-se à realidade política e visando a introdução e o ensino de conteúdos que auxiliam na construção do sujeito Sem Terra e na luta pela transformação social. Com prioridade para os conteúdos formativos socialmente úteis, o currículo da Pedagogia do MST é desenvolvido a partir da realidade próxima dos educandos e educandas e através das experiências práticas em e para além da sala de aula, inspirada no pensamento de Paulo Freire. ...
Abstract
This article, which is bibliographical in nature, an excerpt from a Master's Thesis in progress, aims to analyze the construction and principles that govern the curriculum of the Pedagogy of the Landless Workers Movement - MST. In the partial analyzes we obtained, we can see that despite maintaining a close relationship with the traditional curriculum, MST Pedagogy overcomes bureaucratic barriers, linking itself to political reality and aiming at the introduction and teaching of contents that h ...
This article, which is bibliographical in nature, an excerpt from a Master's Thesis in progress, aims to analyze the construction and principles that govern the curriculum of the Pedagogy of the Landless Workers Movement - MST. In the partial analyzes we obtained, we can see that despite maintaining a close relationship with the traditional curriculum, MST Pedagogy overcomes bureaucratic barriers, linking itself to political reality and aiming at the introduction and teaching of contents that help in the construction of the subject Without Land and in the struggle for social transformation. Prioritizing socially useful educational content, the MST Pedagogy curriculum is developed from the reality close to male and female students and through practical experiences in and beyond the classroom. ...
Resumen
Este artículo, de carácter bibliográfico, extracto de una Tesis de Maestría en curso, tiene como objetivo analizar la construcción y principios que rigen el currículo de la Pedagogía del Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra - MST. En los análisis parciales que obtuvimos, podemos ver que a pesar de mantener una estrecha relación con el currículo tradicional, la Pedagogía MST supera las barreras burocráticas, vinculándose a la realidad política y apuntando a la introducción y enseñanza d ...
Este artículo, de carácter bibliográfico, extracto de una Tesis de Maestría en curso, tiene como objetivo analizar la construcción y principios que rigen el currículo de la Pedagogía del Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra - MST. En los análisis parciales que obtuvimos, podemos ver que a pesar de mantener una estrecha relación con el currículo tradicional, la Pedagogía MST supera las barreras burocráticas, vinculándose a la realidad política y apuntando a la introducción y enseñanza de contenidos que ayuden en la construcción de la asignatura Sin Tierra y en la lucha por la transformación social. Priorizando contenidos educativos de utilidad social, el currículo de Pedagogía MST se desarrolla a partir de la realidad cercana a los estudiantes y a través de experiencias prácticas dentro y fuera del aula. ...
Contido em
Revista Espaço do Currículo [recurso eletrônico]. João Pessoa : Universidade Federal da Paraíba, 2021. Vol. 14, n. 3 (2021), p. 1-14.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License