Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLorenzi, Luciani Somensipt_BR
dc.contributor.authorZwetsch, Ioannes Vardaramatospt_BR
dc.date.accessioned2022-06-14T04:43:55Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/240248pt_BR
dc.description.abstractAs grandes empresas construtoras de edificações brasileiras buscam sobreviver num mercado cíclico e muito afetado pelas crises econômicas. A população empobrecida e as inflações recordes são apenas alguns dos desafios que estão postos, e muitas vezes é preciso inovar, fazer as coisas de forma diferente para a sobrevivência. A partir da mudança de nicho mercadológico algumas empresas buscam se reposicionar no mercado e serem competitivas, e isto implica em diversas questões internas inerentes às características de cada empresa, desde o domínio tecnológico que possui, até a qualificação do seu pessoal. O presente artigo busca analisar critérios competitivos localizados na literatura, e através de pesquisa junto a especialistas da área da construção de edificações, identificar quais os critérios competitivos mais impactantes a serem observados pelas empresas que realizam a mudança de nicho de mercado.pt_BR
dc.description.abstractThe large Brazilian homebuilder companies seek to survive in a cyclic market, heavily affected by economic crisis. The impoverished population and new records in inflation rates are just some of the challenges, innovation is often needed, to do things in a different way in order to survive. Through market niche changes some of the companies look to reposition themselves in the market and keep being competitive, and that implies in multiple internal issues related to each company characteristics, which start with the technology domain it has, and also the employees qualification. This article seeks to analyze competitive criteria found in the literature, and through a research with experts in homebuilding identify which criteria area more important to be observed by companies that change the market niche they’re operating.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEmpresa de construção civilpt_BR
dc.subjectMarket Niche Changeen
dc.subjectConstrução civil : Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectBuilding Industryen
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectStrategyen
dc.subjectCompetitivityen
dc.subjectLarge Companiesen
dc.titleMudança de nicho de mercado como estratégia de inovação em grandes construtoraspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001139328pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples