Análise de implantação de terceira faixa em trecho de rodovia de pista simples mediante simulação veicular
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Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O desenvolvimento de softwares de simulação veicular permitiu uma série de avanços em relação ao estudo do comportamento do motorista diante das características de pista, de velocidade, de tráfego e do tipo de veículo a ser estudado. Tal avanço nas simulações veiculares permitiu a análise crítica das potencialidades dos motoristas através da produção acadêmica sobre o uso dos simuladores para avaliação comparativa, sendo este um dos escopos do trabalho a ser apresentado. Nesse contexto, o objet ...
O desenvolvimento de softwares de simulação veicular permitiu uma série de avanços em relação ao estudo do comportamento do motorista diante das características de pista, de velocidade, de tráfego e do tipo de veículo a ser estudado. Tal avanço nas simulações veiculares permitiu a análise crítica das potencialidades dos motoristas através da produção acadêmica sobre o uso dos simuladores para avaliação comparativa, sendo este um dos escopos do trabalho a ser apresentado. Nesse contexto, o objetivo principal desse estudo foi confrontar duas situações distintas em uma importante rodovia de pista simples no noroeste do estado do Rio Grande do Sul com considerável tráfego de veículos de carga. As duas situações referem-se à rodovia em seu estado original com pista simples e a mesma rodovia com a adição de terceiras faixas localizadas em quilômetros selecionados. Os dados utilizados no presente trabalho foram obtidos a partir da amostra de voluntários que aderiram ao simulador veicular do Laboratório de Sistemas de Transportes (LASTRAN) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os resultados não apontaram uma melhora com a implementação das terceiras faixas. Embora algumas médias de tempo e de velocidade tenham sido melhores para alguns participantes, foi observado que a inferência estatística não apresentou indícios de melhora na trafegabilidade com a adição das faixas adicionais. Tal resultado teve forte influência do fator de treinamento de cada motorista, visto que os voluntários de número ímpar começaram trafegando no cenário de pista simples somente e os voluntários de número par começaram no cenário com as terceiras faixas inclusas. Portanto, através do mesmo teste de inferência, afirma-se que as melhores médias, independente do cenário, ocorreram na segunda tentativa de cada motorista. ...
Abstract
The development of vehicle simulation software triggers a series of advances in relation to the study of the differential behavior of the characteristics of the lane, speed, traffic and the type of vehicle to be studied. Such advance in vehicle simulations analyzes the critical analysis of the potential of drivers through academic production on the use of simulators for comparative assessment, which is one of the scope of the work to be presented. In this context, the main objective of this stu ...
The development of vehicle simulation software triggers a series of advances in relation to the study of the differential behavior of the characteristics of the lane, speed, traffic and the type of vehicle to be studied. Such advance in vehicle simulations analyzes the critical analysis of the potential of drivers through academic production on the use of simulators for comparative assessment, which is one of the scope of the work to be presented. In this context, the main objective of this study was to confront two hypotheses in an important single lane highway in the northwest of the state of Rio Grande do Sul with cargo vehicle traffic. The two feature the highway in its original state with single lane and the same highway with the addition of passing lanes at selected quilometers. The data used in this study were obtained from a sample of volunteers who joined the vehicle simulator of the Transport Systems Laboratory (LASTRAN) of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The results did not show an improvement with the implementation of the third lanes. Although some averages of time and speed were better for some participants, it was observed that a statistical inference did not show signs of improvement in trafficability with the addition of passing lanes. This result was strongly influenced by the training factor of each driver, since odd-numbered volunteers started driving in the single-lane scenario and even-numbered volunteers started in the scenario with the passing lanes included. Therefore, through the same inference test, it is stated that the best means, regardless of the scenario, occurred in the second attempt of each driver. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Coleções
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TCC Engenharias (6006)
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