A violência em Tropa de Elite: uma análise das cenas de tortura
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa a violência presente no filme Tropa de Elite, com foco em cenas de tortura. Como função principal, o trabalho visa responder à seguinte problemática: analisando as violências praticadas durante as torturas, de que personagens Tropa de Elite se aproxima e se afasta? Tendo em vista isso, o objetivo é pesquisar a relação entre violência e cinema no filme Tropa de Elite, com foco em três principais cenas de tortura, buscando compreender como a violência e ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa a violência presente no filme Tropa de Elite, com foco em cenas de tortura. Como função principal, o trabalho visa responder à seguinte problemática: analisando as violências praticadas durante as torturas, de que personagens Tropa de Elite se aproxima e se afasta? Tendo em vista isso, o objetivo é pesquisar a relação entre violência e cinema no filme Tropa de Elite, com foco em três principais cenas de tortura, buscando compreender como a violência está relacionada com processos de aproximação e afastamento de determinados personagens. Primeiramente, foi realizado um levantamento sobre o pensamento da violência no Cinema Brasileiro, a partir de autores e cineastas como Ismail Xavier (2006; 2018), Ivana Bentes (2007), Fernão Ramos (1987), Bruno Leites (2020a; 2020b) e Glauber Rocha (1965). Em seguida, foi analisado o pensamento sobre a violência do filme emitido pelos cineastas José Padilha e Wagner Moura. Por fim, foi feita a análise das três cenas de tortura, buscando compreender os processos de aproximação e afastamento que o filme realiza frente aos personagens envolvidos nas cenas. A iluminação, os movimentos de câmera e os enquadramentos, entre outros elementos observados, revelam uma estratégia de aproximação dos policiais que cometem a violência e de afastamento das pessoas violentadas. Nesse sentido, o filme também justifica essa tortura e violência acompanhando o ressentimento que fez os policiais cometerem tais atos, bem como se envolve em um processo de humanização apenas dos personagens torturadores e o distanciamento dos torturados. ...
Abstract
This paper analyzes the violence present in the film Tropa de Elite, with focus on torture scenes. As its general focus, this paper aims to answer the following problem: based on the analysis of the violence practiced during the torture scenes, which characters does Tropa de Elite approach and move away from? Based on that question, the objective is to explore the relation between violence and Cinema on the movie Tropa de Elite (Elite Squad), focusing on three main torture scenes, with the inte ...
This paper analyzes the violence present in the film Tropa de Elite, with focus on torture scenes. As its general focus, this paper aims to answer the following problem: based on the analysis of the violence practiced during the torture scenes, which characters does Tropa de Elite approach and move away from? Based on that question, the objective is to explore the relation between violence and Cinema on the movie Tropa de Elite (Elite Squad), focusing on three main torture scenes, with the intention to comprehend how violence is related with processes of approaching and distancing through some of the characters. First, a research was carried out on the thought of violence in Brazilian Cinema, based on authors and filmmakers such as Ismail Xavier (2006), Ivana Bentes (2007), Fernão Ramos (1987), Bruno Leites (2017, 2020a, 2020b) and Glauber Rocha (1965). Then, critical reviews about the violence present on the film, issued by filmmakers José Padilha and Wagner Moura, were analyzed. Finally, the analysis of three torture scenes was effectuated, seeking to understand the processes of approximation and distancing that the film performs in front of the characters involved on these scenes. The lighting, camera movements and framing, among other techniques, reveal a strategy of approaching the spectators to the police who committed violence and distancing them from the people who had been violated. In this sense, the film also justifies torture and violence by exploring the resentment that made these policemen commit such acts, and also involves the spectators in a process of humanization, but only in favor of the torturer characters, mantaining distance from the tortured. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1830)
Este item está licenciado na Creative Commons License