Universidade em pauta: imagem da UFRGS pretendida pelo Jornal da Universidade
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo compreender a imagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) pretendida por um de seus veículos institucionais, o Jornal da Universidade (JU), por meio das características, qualidades ou atributos da UFRGS que são destacados nas matérias veiculadas na publicação. Para alcançar esse objetivo, foram selecionadas 12 edições do JU (versão impressa), criando um ano ficcional com edições que se estendem de janeiro de 2008 a dezembro de 2019, em que cada mê ...
Esta pesquisa tem como objetivo compreender a imagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) pretendida por um de seus veículos institucionais, o Jornal da Universidade (JU), por meio das características, qualidades ou atributos da UFRGS que são destacados nas matérias veiculadas na publicação. Para alcançar esse objetivo, foram selecionadas 12 edições do JU (versão impressa), criando um ano ficcional com edições que se estendem de janeiro de 2008 a dezembro de 2019, em que cada mês representa um ano específico, perfazendo um período de 12 anos. O corpus do trabalho foi composto pelas 12 matérias jornalísticas que protagonizam a manchete da capa de cada uma dessas edições. A partir da metodologia de Análise de Conteúdo, conforme as definições de Bardin (2016), foi possível identificar cinco categorias sobre a imagem que o jornal pretende construir da universidade a qual pertence: 1) "Instituição de excelência"; 2) "Agente de transformação", 3) "Formadora de profissionais", 4) "Organização em diálogo com comunidade" e 4) "Organização sob ameaça". A análise tem como quadro teórico os conceitos de Comunicação Pública e Organizacional, com ênfase na questão da imagem organizacional, além de conceituações e reflexões sobre Jornalismo Universitário. Como resultado da pesquisa, é possível afirmar que o Jornal da Universidade, a partir de suas matérias, pretende que o público construa uma imagem da UFRGS como uma instituição de excelência, que tem uma forte ligação com a sociedade que a mantém e colabora para o seu desenvolvimento por meio do saber produzido dentro da universidade, mas que também tem sua integridade sob risco perante a gestão federal das instituições públicas de ensino superior. ...
Abstract
This research aims to understand the image of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) intended by one of its institutional media vehicles, Jornal da Universidade (JU), through the characteristics, qualities, or attributes of UFRGS that are highlighted in the articles published in the publication. To achieve this objective, 12 editions of the JU (printed version) were selected, creating a fictional year with editions that extend from January 2008 to December 2019, in which each month ...
This research aims to understand the image of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) intended by one of its institutional media vehicles, Jornal da Universidade (JU), through the characteristics, qualities, or attributes of UFRGS that are highlighted in the articles published in the publication. To achieve this objective, 12 editions of the JU (printed version) were selected, creating a fictional year with editions that extend from January 2008 to December 2019, in which each month represents a specific year, making a period of 12 years. The corpus of the work was composed of 12 journalistic articles that star in the headline of the cover of each of these editions. Based on the Content Analysis methodology, as defined by Bardin (2016), it was possible to identify five categories about the image that the newspaper intends to build of the university to which it belongs: 1) "Institution of excellence"; 2) "Agent of transformation", 3) "Trainer of professionals", 4) "Organization in dialogue with the community" and 4) "Organization under threat". The analysis has as its theoretical framework the concepts of Public and Organizational Communication, with emphasis on the issue of organizational image, in addition to concepts and reflections on University Journalism. As a result of the research, it is possible to affirm that the Jornal da Universidade, from its articles, intends that the public build an image of UFRGS as an institution of excellence, which has a strong connection with the society that maintains it and collaborates for the its development through the knowledge produced within the university, but which also has its integrity at risk before the federal management of public institutions of higher education. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1830)
Este item está licenciado na Creative Commons License