Produção jornalística para a Geração Z: análise de conteúdo de perfis de redações brasileiras no TikTok
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Data
2022Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O aplicativo de vídeos TikTok tem crescido ao longo dos últimos anos e se tornado um fenômeno mundial, sobretudo entre jovens de até 30 anos. No Brasil, atualmente, ele é o segundo aplicativo de rede social mais utilizado. Esse novo ambiente digital começa, aos poucos, a ser explorado por organizações jornalísticas, em uma tentativa de se aproximar dos jovens, que já compõem a atual e serão a futura audiência e que se informam cada vez mais via redes sociais e outras fontes. Este Trabalho de Co ...
O aplicativo de vídeos TikTok tem crescido ao longo dos últimos anos e se tornado um fenômeno mundial, sobretudo entre jovens de até 30 anos. No Brasil, atualmente, ele é o segundo aplicativo de rede social mais utilizado. Esse novo ambiente digital começa, aos poucos, a ser explorado por organizações jornalísticas, em uma tentativa de se aproximar dos jovens, que já compõem a atual e serão a futura audiência e que se informam cada vez mais via redes sociais e outras fontes. Este Trabalho de Conclusão de Curso busca descobrir como os vídeos produzidos por redações brasileiras na rede social TikTok se alinham às expectativas noticiosas da Geração Z. O objetivo geral é analisar como O Estado de S. Paulo, Bloomberg Línea Brasil e Metrópoles estruturam seus vídeos no TikTok e avaliar se as redações têm conseguido atender às expectativas noticiosas da Geração Z. Para compreender as manifestações jornalísticas no TikTok, primeiro retrocede-se de modo a entender o contexto que leva ao surgimento da plataformização do jornalismo, e que passa pela mudança para um modelo pós-industrial; pela convergência dos meios de comunicação e, sobretudo, do jornalismo; pelo desenvolvimento do jornalismo digital, com especial ênfase à multimidialidade; bem como pelo fortalecimento do uso de dispositivos móveis e das redes sociais. Em seguida, especificam-se quais são as expectativas noticiosas da Geração Z, que compreende os nascidos de 1995 a 2009, com base em pesquisas já realizadas sobre o consumo de notícias por jovens. Para atingir os objetivos estipulados, foi selecionado o método da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados da pesquisa indicam que mais da metade (57%) dos vídeos analisados já está alinhada às expectativas noticiosas da Geração Z, portanto, as redações têm conseguido atender (em parte) a elas. Extrapolando para um contexto além da análise, a produção de vídeos que atendam às expectativas dos jovens depende de cada veículo. ...
Abstract
The video app TikTok has grown over the last few years and has become a worldwide phenomenon, especially among young people up to 30 years old. In Brazil, it is currently the second most used social network application. This new digital environment is gradually beginning to be explored by journalistic organizations, in an attempt to get closer to young people, who already make up the current and will be the future audience and who are increasingly informed via social networks and other sources. ...
The video app TikTok has grown over the last few years and has become a worldwide phenomenon, especially among young people up to 30 years old. In Brazil, it is currently the second most used social network application. This new digital environment is gradually beginning to be explored by journalistic organizations, in an attempt to get closer to young people, who already make up the current and will be the future audience and who are increasingly informed via social networks and other sources. This research seeks to discover how the videos produced by Brazilian newsrooms on the social network TikTok align with the news expectations of Generation Z. The general objective is to analyze how O Estado de S. Paulo, Bloomberg Línea Brasil and Metrópoles structure their videos on TikTok and to evaluate whether newsrooms have managed to meet the news expectations of Generation Z. To understand the journalistic manifestations on TikTok, we first review the context that leads to the emergence of the platformization of journalism, and which passes through the change to a post-industrial model; by the convergence of the media and, above all, of journalism; for the development of digital journalism, with special emphasis on multimedia; as well as the strengthening use of mobile devices and social networks. Then, we specify what are the news expectations of Generation Z, which comprises those born from 1995 to 2009, based on research already carried out on the consumption of news by young people. To achieve the stipulated objectives, the content analysis method was selected (BARDIN, 1977). The survey results indicate that more than half (57%) of the videos analyzed are already in line with the news expectations of Generation Z, therefore, newsrooms have been able to meet (in part) them. Extrapolating to a context beyond analysis, the production of videos that meet the expectations of young people depends on each vehicle. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1937)
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