Ambiente para a Realização de Questionários Dinâmicos Baseados na TRI
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Environment for execution of dynamic questionnaires based on TRI
Assunto
Resumo
Com a constante evolução tecnológica, percebemos que a tecnologia se tornou cada vez mais essencial para o ensino. Entretanto, ainda há necessidade de melhorias e evoluções, principalmente, na avaliação de estudantes. A TRI permite uma maior precisão na avaliação de estudantes, todavia não se encontrou algum produto que possibilite a geração e realização de questionários dinâmicos baseados na TRI de maneira responsiva e que permita o uso de smartphones pelos estudantes. O objetivo deste trabalh ...
Com a constante evolução tecnológica, percebemos que a tecnologia se tornou cada vez mais essencial para o ensino. Entretanto, ainda há necessidade de melhorias e evoluções, principalmente, na avaliação de estudantes. A TRI permite uma maior precisão na avaliação de estudantes, todavia não se encontrou algum produto que possibilite a geração e realização de questionários dinâmicos baseados na TRI de maneira responsiva e que permita o uso de smartphones pelos estudantes. O objetivo deste trabalho foi criar um ambiente que supre essa carência. Então, foi criada uma aplicação front-end que consome uma API REST já existente, de modo a permitir que professores gerenciem questionários, e que alunos possam responder seus respectivos questionários. Para validar o ambiente desenvolvido, foi utilizado um questionário de feedback com questões sobre usabilidade. Suas respostas indicam que o ambiente desenvolvido apresentou uma boa usabilidade e cumpriu o objetivo proposto. Entretanto, ainda há oportunidade de melhorar o ambiente, principalmente para deixá-lo mais amigável para os professores. ...
Abstract
With the constant technological evolution, we realize that technology has become increasingly essential for teaching. However, there is still a need for improvement and evolution, mainly in the evaluation of students. IRT allows for greater precision in the assessment of students, however, no product was found that allows the generation and execution of dynamic questionnaires based on TRI in a responsive way and that allows the use of smartphones by students. The objective of this work was to c ...
With the constant technological evolution, we realize that technology has become increasingly essential for teaching. However, there is still a need for improvement and evolution, mainly in the evaluation of students. IRT allows for greater precision in the assessment of students, however, no product was found that allows the generation and execution of dynamic questionnaires based on TRI in a responsive way and that allows the use of smartphones by students. The objective of this work was to create an environment that fills this need. So, a front-end application was created that consumes an existing REST API, in order to allow teachers to manage questionnaires, and students to be able to answer their respective questionnaires. To validate the developed environment, a feedback questionnaire with questions about usability was used. Their answers indicate that the developed environment presented good usability and fulfilled the proposed objective. However, there is still opportunity to improve the environment, mainly to make it more teacher-friendly. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Ciência da Computação (1084)
Este item está licenciado na Creative Commons License
