Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWives, Leandro Krugpt_BR
dc.contributor.authorCastilhos, Anderson Souza Dufechpt_BR
dc.date.accessioned2022-06-08T04:41:04Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/240005pt_BR
dc.description.abstractCom a constante evolução tecnológica, percebemos que a tecnologia se tornou cada vez mais essencial para o ensino. Entretanto, ainda há necessidade de melhorias e evoluções, principalmente, na avaliação de estudantes. A TRI permite uma maior precisão na avaliação de estudantes, todavia não se encontrou algum produto que possibilite a geração e realização de questionários dinâmicos baseados na TRI de maneira responsiva e que permita o uso de smartphones pelos estudantes. O objetivo deste trabalho foi criar um ambiente que supre essa carência. Então, foi criada uma aplicação front-end que consome uma API REST já existente, de modo a permitir que professores gerenciem questionários, e que alunos possam responder seus respectivos questionários. Para validar o ambiente desenvolvido, foi utilizado um questionário de feedback com questões sobre usabilidade. Suas respostas indicam que o ambiente desenvolvido apresentou uma boa usabilidade e cumpriu o objetivo proposto. Entretanto, ainda há oportunidade de melhorar o ambiente, principalmente para deixá-lo mais amigável para os professores.pt_BR
dc.description.abstractWith the constant technological evolution, we realize that technology has become increasingly essential for teaching. However, there is still a need for improvement and evolution, mainly in the evaluation of students. IRT allows for greater precision in the assessment of students, however, no product was found that allows the generation and execution of dynamic questionnaires based on TRI in a responsive way and that allows the use of smartphones by students. The objective of this work was to create an environment that fills this need. So, a front-end application was created that consumes an existing REST API, in order to allow teachers to manage questionnaires, and students to be able to answer their respective questionnaires. To validate the developed environment, a feedback questionnaire with questions about usability was used. Their answers indicate that the developed environment presented good usability and fulfilled the proposed objective. However, there is still opportunity to improve the environment, mainly to make it more teacher-friendly.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectDynamic Questionnairesen
dc.subjectQuestionáriopt_BR
dc.subjectTRIen
dc.subjectApplicationen
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectREST APIen
dc.titleAmbiente para a Realização de Questionários Dinâmicos Baseados na TRIpt_BR
dc.title.alternativeEnvironment for execution of dynamic questionnaires based on TRI en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRomero, Oscar Yair Ortegónpt_BR
dc.identifier.nrb001142563pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationCiência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples