Inovação para o aprimoramento do bem-estar subjetivo de pacientes oncológicos pediátricos
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Data
2022Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente tese apresenta diretrizes projetuais para inovação de serviços oncológicos pediátricos hospitalares, voltadas para o aprimoramento do bem-estar dos pacientes internados. A tese possui os seguintes objetivos: a) investigar a experiência vivenciada pelos pacientes pediátricos internados para tratamento de câncer quando submetidos a exames laboratoriais e de imagem, buscando delinear intervenções lúdicas para aprimorar o seu bem-estar subjetivo; b) levantar dados e criar diretrizes para ...
A presente tese apresenta diretrizes projetuais para inovação de serviços oncológicos pediátricos hospitalares, voltadas para o aprimoramento do bem-estar dos pacientes internados. A tese possui os seguintes objetivos: a) investigar a experiência vivenciada pelos pacientes pediátricos internados para tratamento de câncer quando submetidos a exames laboratoriais e de imagem, buscando delinear intervenções lúdicas para aprimorar o seu bem-estar subjetivo; b) levantar dados e criar diretrizes para o uso da ludicidade como estratégia de inovação hospitalar para aprimorar o bem-estar subjetivo das crianças internadas para tratamento de câncer; c) desenvolver diretrizes com auxílio dos profissionais a respeito do serviço em que estão inseridos, buscando novas diretrizes projetuais para hospitais, as quais depois devem ser analisadas por especialistas em arquitetura e saúde mental, para entender o potencial das diretrizes para aprimorar o bem-estar das crianças internadas. A tese apresentada é empírica, com caráter qualitativo através de observação participante, workshops de design thinking e entrevistas em profundidade. Como resultados, os três artigos apresentados propõem diretrizes de projeto que poderiam ser aplicadas no contexto oncológico hospitalar pediátrico. O primeiro artigo apresenta diretrizes lúdicas divididas em quatro categorias: o uso de tecnologia, design para personalização, gamificar experiências e design para redirecionamento de foco. No segundo, são apresentadas estratégias para aplicação no SUS, desde o diagnóstico até receberem a alta para ir para casa, como o desenvolvimento de artefatos, projetos customizados de acordo com a avaliação de necessidades do paciente e o auxílio de profissionais não contratados pelo hospital como prestadores de serviço. Já no terceiro, são propostas 36 ideias lúdicas de projeto, de acordo com o ambiente hospitalar ao qual se propõem e suas categorias de projeto. ...
Abstract
The present thesis presents design guidelines for the innovation of pediatric oncology services in hospitals, aimed at improving the subjective wellbeing of hospitalized patients. The thesis has the following objectives: (a) investigate the experience lived by pediatric inpatients for cancer treatment when subjected to laboratory and imaging exams, with the goal of designing playful interventions to improve their subjective well-being; (b) collect data and create guidelines on how playfulness c ...
The present thesis presents design guidelines for the innovation of pediatric oncology services in hospitals, aimed at improving the subjective wellbeing of hospitalized patients. The thesis has the following objectives: (a) investigate the experience lived by pediatric inpatients for cancer treatment when subjected to laboratory and imaging exams, with the goal of designing playful interventions to improve their subjective well-being; (b) collect data and create guidelines on how playfulness can be used as a hospital innovation strategy to improve the subjective well-being of children hospitalized for cancer treatment; (c) develop guidelines with help from the professionals about the service in which they are inserted, seeking new design strategies for hospitals, which later must be analyzed by specialists in architecture and mental health, to understand the potential of the guidelines to improve the well-being of hospitalized children. The thesis presented is empirical, qualitative in nature, through participant observation, design thinking workshops and in-depth interviews. For results, the three articles presented propose design guidelines that could be applied in the pediatric hospital oncology context. The first article presents playful guidelines divided into four categories: use of technology to allow immersive experiences in learning about treatment and medical condition, design for personalization, gamifying experiences to allow positive reinforcement, and design for focus redirection. In the second, strategies for application in the SUS are presented, from the diagnosis to when they are discharged to go home, such as the development of artifacts, customized projects according to the assessment of the patients' needs and the assistance of professionals not hired by the hospital as service providers. In the third, 36 playful design ideas are proposed, according to the hospital environment to which they are proposed and their project categories. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Transportes.
Coleções
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